sábado, 27 de junho de 2009

Hidrelétrica de Três Gargantas

A Hidroelétrica de Três Gargantas (em chinês simplificado: 长江三峡大坝; chinês tradicional: 長江三峽大壩; pinyin: Chángjiāng Sānxiá Dà Bà) é a maior central hidroeléctrica do mundo, construída no Rio Yangtzé, o maior da China. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto. Foi aplicado um rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial na sua futura operação. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da China.

História
A construção da Barragem das Três Gargantas foi iniciada em 1993. Até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida da barragem deverá ser de 18.200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipu, até então a maior barragem hidroelétrica em potência instalada no mundo. Entretanto, o Rio Paraná, onde Itaipu esta istalada, tem um fluxo de água maior e mais regular do que o Rio Yang-Tsé, onde se localiza a usina de Três Gargantas
O vertedouro está projetado para ter uma vazão de 110.000 m³/s e vai ser, junto com o da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, o maior do mundo em vazão. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram no projeto, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí, dentre outras. Empresas brasileiras também participam das obras civis.
O construtor Wu Chuanlin, com cerca de 50 anos, começou a lidar com a obra em 1996. "Participei da construção de várias obras, e a usina das Três Gargantas é a maior que vi até agora. Tenho honra e orgulho por ter participado desta gigante obra que marca a história chinesa."
Segundo o cronograma de construção, em novembro de 2004, foi efetuada a segunda represa provisória, e em 2005, o reservatório começou a encher. A eclusa entrou em funcionamento e o primeiro grupo de geradores começou a funcionar, entrando parcialmente em funcionamento.
Ao ser concluída, a obra das Três Gargantas passou a ter como função a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, e por isso, ela desempenha um papel importante no futuro desenvolvimento sócio-econômico da China.
Desde o início da construção, o governo chinês e os engenheiros priorizaram a qualidade da obra. Comentando isso, um dos diretores do Projeto das Três Gargantas, Cao Guangjing, disse que a obra é umas das mais difíceis do mundo e na história. Durante o processo de construção, ocorreram alguns problemas, porém já foram resolvidos, e não vão deixar riscos potenciais na obra. "Temos um complexo controle de qualidade. Primeiro, as construtoras realizam uma auto-avaliação, segundo, há empresas que fazem a supervisão, terceiro, a nossa corporação, também vai verificar os resultados dos exames, e quarto, funcionam três centros técnicos e uma comissão de controle de qualidade para realizar o macro-controle em toda a obra. Além disso, a construção está submetida à supervisão de um grupo especial do Conselho de Estado, que inspeciona o projeto duas vezes por ano."
Entre todas as medidas, a mais importante é a instituição supervisora independente. Xu Chunyun, engenheiro que trabalha na entidade de supervisão disse: "Colocamos até 293 supervisores no canteiro da obra, que trabalham 24 horas por dia, assegurando que há sempre um supervisor acompanhando o processo de construção." Além disso, há quatro auditoras chinesas de prestígio trabalhando no setor, e outras empresas estrangeiras, entre elas a Electricite de France, o Bureau Veritas e a Empresa Spie, também da França e a empresa americana Harza.
Usina hidrelétrica das Três Gargantas será concluída neste ano
2008-01-04 Yichang, China, 4 jan (Xinhua) -- A construção do Projeto das Três Gargantas, a maior usina hidrelétrica do mundo, será concluída até o fim deste ano, com todos os seus geradores instalados, anunciou quinta-feira o empreendedor do projeto. Cao Guangjing, vice-gerente da Companhia de Desenvolvimento do Projeto das Três Gargantas no Rio Yangtzen, na China, disse quinta-feira à Xinhua que a agenda de trabalho para este ano já foi finalizada e submetida às autoridades relevantes para a aprovação. "A maior parte do trabalho de construção estará pronta para inspeções até o final de 2008", acrescentou Cao. O nível da água do reservatório subirá para 175 metros pela primeira vez em setembro deste ano, o que permitirá ao projeto desempenhar uma papel decisivo no controle de inundações. Todas as 12 turbinas na margem direita do gigante projeto serão instaladas e entrarão em operação até dezembro, deixando para o ano que vem somente os trabalhos de projetos anexos, como a instalação de eclusas e a construção de uma oficina elétrica subterrânea, cuja conclusão está programada para 2014 e 2010, respectivamente, revelou Cao. A colocação de concreto no principal dique do projeto, com 2.309 metros de comprimento e 185 metros de altura, foi concluída em maio de 2006. Naquela ocasião, Cao anunciou que o projeto poderia ser concluído em 2008, um ano antes do previsto. O projeto custou cerca de US$ 22,5 bilhões e é o maior projeto de controle de água. Foram recrutadas 26 mil pessoas, incluindo profissionais e especialistas do país todo, para trabalhar na obra.

www.wikipedia.org

Nenhum comentário: