sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Urbanização mundial - Questões de vestibular

VESTIBULAR 2014

(UEL) Leia o texto a seguir.

Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama.

(Adaptado de: INFOESCOLA. Cidades Globais. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2013.)

Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.
a) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.
b) Aplica-se às cidades em áreas de conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.
d) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.
e) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.

(UEL) Leia o texto a seguir.

O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado: cada uma de suas partes mantém relações espaciais com as demais, ainda que de intensidade muito variável.

(CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 4.ed. São Paulo: Ática, 2004. p.7. Série Princípios.)

De acordo com Corrêa, os agentes que fazem e refazem a cidade são os seguintes: os proprietários dos meios de produção, sobretudo os grandes industriais, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos. Com base nos conhecimentos sobre as dinâmicas desses agentes, considere as afirmativas a seguir.

I. O Estado Capitalista atua de forma complexa e variável tanto no tempo como no espaço, refletindo a dinâmica da sociedade da qual é parte constituinte.
II. O que define a renda pré-capitalista da terra é a renda em trabalho promovida pela ocupação dos espaços da periferia urbana pelos grupos sociais excluídos.
III. Os promotores imobiliários atuam para prevenir a segregação residencial que ocorre nas cidades, promovendo a função social da terra.
IV. Os grandes proprietários industriais e as empresas comerciais atuam sobre o espaço,
transformando-o em mercadoria.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

(ACAFE) “As cidades são o principal local onde se dá a reprodução da força de trabalho. Nem toda melhoria das condições de vida é acessível com melhores salários ou com melhor distribuição de renda. Boas condições de vida dependem, frequentemente, de políticas públicas urbanas - transporte, moradia, saneamento, educação, saúde, lazer, iluminação pública, coleta de lixo, segurança. Ou seja, a cidade não fornece apenas o lugar, o suporte ou o chão para essa reprodução social. Suas características e até mesmo a forma com se realizam fazem a diferença”.

Fonte: Revista Fórum, número 73, agosto de 2013.

Analisando o texto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A cidade é um espaço complexo, onde diversos interesses estão em jogo: aqueles que dela necessitam para sua reprodução (os trabalhadores) e aqueles que dela retiram lucro (os capitalistas).
(    ) As políticas públicas podem melhorar a vida nas cidades, possibilitando aos que nela vivem uma maior qualidade de vida.
(    ) As políticas públicas citadas no texto se distribuem igualmente pelo espaço urbano de acordo com as condições salariais de seus habitantes, sendo a todos acessíveis.
(    ) O acesso a bens coletivos urbanos é uma forma de distribuição indireta de renda àquela parcela da população que tem na cidade o espaço de reprodução de sua força de trabalho.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V F F V
b) V V F V
c) F F V V
d) F V F V

(FGV-eco) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que:
a) nos países do Sul, o crescimento urbano assumiu um caráter explosivo, em especial no continente africano.
b) na América Latina, existem países com fraca urbanização devido à permanência de economias agroexportadoras.
c) os países do Norte apresentam menores taxas de urbanização devido ao fenômeno da desmetropolização.
d) as áreas com crescimento urbano acima de 3% estão associadas ao surgimento de áreas industriais. e) nos países pobres da África e da Ásia, a rápida urbanização está associada à modernização do campo.

(UNICAMP)

Banco Munidal – 2013

Segundo dados da ONU (2013), em 2011, 51% da população mundial (3.6 bilhões) passou a viver em áreas urbanas, em contraste com pouco mais de um terço registrado em 1972. Essa mudança tem implicado grandes metamorfoses do espaço habitado, levando à formação de megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes) em todos os continentes.

a) Indique os fatores que impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos.

b) Aponte, ao menos, três problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades em países menos desenvolvidos.

Respostas.

a) Distintos fatores impulsionam a urbanização mundial levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos. Entre eles destacam-se: os desastres naturais; a concentração fundiária no campo; a atração por empregos, saúde e educação mais presentes nas cidades que no campo.

b) Podem ser destacados os seguintes problemas, em uma gama bastante ampla: mobilidade urbana, em especial a precariedade do transporte público; a violência urbana; a periferização da população pobre.

(UNISC) Em relação ao conceito de “cidadeglobal”,assinale a alternativa incorreta.
a) O número de habitantes nas cidades globais, necessariamente, é igual ou superior a 10 milhões.
b) As cidades globais são classificadas e distribuídas, ao menos, em três grupos: ‘Alfa’, ‘Beta’ e ‘Gama’.
c) São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades globais.
d) As cidades globais também podem ser chamadas de cidades Alfa ou de centros mundiais.
e) As mais de 50 cidades globais formam uma rede que abrange todos os continentes, exceto a Antártica.

VESTIBULAR 2013

(UPF) Um olhar recente sobre o comportamento do processo de urbanização na América Latina permite afirmar que:

a) em torno de 80% da população vive em áreas urbanas e apresenta cinco megacidades com mais de cinco milhões de habitantes: Cidade do México, Buenos Aires, Brasília, São Paulo e Montevidéu.
b) a grande oferta de moradias verificada na última década, resultante de políticas governamentais e empreendimentos privados da construção civil, praticamente eliminou o déficit habitacional, estabelecendo um equilíbrio entre demanda e oferta nesse setor.
c) o acelerado crescimento econômico do Brasil, verificado na última década, acelerou, também, a taxa de urbanização, a redução do nível de pobreza e a desigualdade econômica, colocando-o entre os primeiros países na igualdade de distribuição de renda, ao lado de Guatemala, Argentina e Uruguai.
d) nas últimas décadas, o crescimento demográfico tem se apresentado mais lento. Reduziram, também, o ritmo de crescimento da aglomeração nas grandes metrópoles e o deslocamento do campo para a cidade.
e) o desenvolvimento sustentável das cidades acompanha a sensível melhoria da qualidade de vida da população, a eliminação da pobreza e da desigualdade e a redução da violência.

(UFES) O processo de urbanização, que vem ocorrendo, ao longo do tempo, em diversas porções do planeta Terra, tem promovido a concentração populacional, o fluxo intenso de veículos, a alteração nos padrões habitacionais e de material empregado na construção civil e a retirada da cobertura vegetal, entre outros. Considerando o processo mencionado, elabore um texto em que você explique

a) a repercussão dessas modificações sobre o balanço de radiação na cidade durante o dia e durante a noite;

b) o efeito das alterações do processo de urbanização na produção de calor artificial nas cidades.

Resolução:

a) A apropriação do espaço pelo homem ocasionou mudanças no campo térmico, proporcionando em diversas cidades do mundo, uma diferença no tempo de absorção da energia solar de comprimento de ondas curtas, disponível durante o dia, bem como da reemissão da energia de ondas longas da superfície da Terra para a Atmosfera, durante a noite, contribuindo para o aumento da temperatura durante o dia e para o resfriamento mais lento durante a noite.

b) A produção do calor artificial nos meios urbanos está associada aos veículos automotivos, aos complexos industriais, à utilização de ar condicionado e de ventiladores.

(UNICAMP) A metrópole industrial do passado integrava no espaço urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentração espacial das plantas de fábrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópole contemporânea predomina uma dispersão territorial das atividades econômicas e da força de trabalho. Nesta, a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do perímetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, político e econômico concentram-se na área urbana mais adensada.

(Adaptado de Carlos de Matos, “Redes, nodos e cidades: transformação da metrópole latino-americana”, em Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.), Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. São Paulo: Editora Perseu Abramo; Rio de Janeiro: Fase, 2004, 157-196.)

Como principal característica da metrópole contemporânea, destaca-se

a) a concentração da atividade industrial e das funções administrativas das empresas no mesmo local.
b) o aumento da densidade demográfica nas áreas do antigo centro histórico da metrópole.
c) a concentração do poder decisório da administração pública e das empresas em uma única área da metrópole.
d) a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.

(UPE)  Leia o texto seguinte:


Com base no texto e no conhecimento sobre a América Latina, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxodo migratório do campo para a cidade tem perdido força na maioria dos países da América Latina. As migrações são agora mais complexas e se produzem fundamentalmente, entre cidades. Também são relevantes os movimentos entre os centros das cidades e suas periferias.
2. Atualmente, a evolução demográfica das cidades da América Latina é oriunda do aumento considerável da taxa de natalidade. Os altos índices de fecundidade, em muitos países dessa região, aumentam consideravelmente o crescimento natural e, consequentemente, a segregação social e espacial, mecanismos que tendem a reforçar-se mutuamente.
3. A América Latina é uma região pobre em fontes renováveis de água doce. Por essa razão, algumas áreas, especialmente zonas áridas e semiáridas da Venezuela, América Central e Região Platina, sofrem uma escassez estacional que é acentuada com baixas precipitações de chuva, fato que agrava, nesses lugares, os círculos viciosos de pobreza.
4. Em períodos mais recentes, a expansão física das cidades da América Latina e o seu desenvolvimento econômico têm propiciado o aparecimento de novas expressões urbanas sobre o território e consolidado fenômenos, como as conurbações, as áreas metropolitanas, as megarregiões e os corredores urbanos. Essa concentração de população significa, também, concentração de pobreza.

Estão CORRETAS
a) 1 e 3.
b) 1 e 4.
c) 2 e 4.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 3 e 4.

(FGV-SP) A história da América Latina é a história dos contrastes e semelhanças, das convergências e divergências. A geografia do continente também é assim e pode-se destacar que em boa parte os países latino-americanos se assemelham quanto
a) à fase da transição demográfica em que vivem, pois, de modo geral, encontram-se no momento inicial que se caracteriza pela redução da mortalidade infantil.
b) à urbanização que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, relacionado à transferência da população do campo para as cidades.
c) à forte participação no comércio internacional,sobretudo aqueles países que ultrapassaram a fase de exportação de bens de baixo valor agregado.
d) ao atual estágio de desenvolvimento socioeconômico que, desde o início do século XXI, tem se caracterizado pela estagnação.
e) ao expressivo crescimento dos Estados como gerencia-dores da economia, após um período, entre os anos de 1980 e 90, de expansão do neoliberalismo.

VESTIBULAR 2012

(FGVRJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011.
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos, a-globalizacao-do-protesto, 758135,0.htm

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:
a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.   
b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.   
c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.   
d) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.   
e) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.   

(UERJ)

El Atlas de Le Monde Diplomatique II. Buenos aires: Capital Intelectual, 2006.

Assentamento precário é a denominação da ONU para as comunidades popularmente conhecidas no Brasil como favelas. São espaços simultaneamente marcados por carências urbanas e pelo vigor de sua vida social.

a) A partir da análise do mapa, identifique a região com maior população absoluta em assentamentos precários e a região com maior população relativa nesses assentamentos.

b) Apresente também duas justificativas para a grande presença de espaços de urbanização deficiente em ambas as regiões.

Respostas:

a)

Maior população absoluta: Sul da Ásia
Maior população relativa: África Subsaariana

b)

Justificativas:

êxodo rural acentuado
nível de renda reduzido da população
crescimento da população urbana muito acelerado
debilidade das políticas públicas no setor de habitação
incapacidade dos governos locais de prover infraestrutura adequada

(FGV-SP) A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.

Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007, p. 1.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:

a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.
b) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.
c) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.
d) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.
e) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

(FGV-RJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011 http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos, a-globalizacao-do-protesto, 758135,0.htm

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:

a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.
b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.
c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.
d) Anoçãodeescalaglobaldeixoudeterimportânciaemgeografia,jáqueoglobalsóserevelapor meio do local.
e) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.

VESTIBULAR 2011

(UFGD) Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.


a) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas, em sua maioria, em países ricos que apresentam altos índices de desenvolvimento social e humano.
b) Em 1970, as maiores concentrações urbanas localizavam-se em países periféricos, ao contrário do que indica a projeção para 2015.
c) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países periféricos da África e da Ásia, o que poderá agravar problemas com habitação, transportes e saneamento básico nessas áreas.
d) Comparando os dados de 1970 com a projeção para 2015, verifica-se o acelerado crescimento do número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições de vida dessas populações.
e) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países centrais ou do Norte, seguindo uma tendência que já se apresentava desde os anos 1970.

(UDESC) As primeiras cidades, como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigre e Eufrates no atual Iraque. Acredita-se que, por volta de 2500 a.C., Ur chegou a ter 50 mil  habitantes e Babilônia 80 mil. Sobre o aparecimento e crescimento das cidades, é correto afirmar que:


I. as cidades surgiram no momento em que algumas sociedades passaram a ter condições de produzir alimentos suficientes para garantir a subsistência dos agricultores e abastecer moradores urbanos que, assim, puderam dedicar-se a outras atividades;
II. no desenvolvimento histórico das cidades, elas passaram a ser o lugar por excelência do comércio, do artesanato e, principalmente, passaram a ser o lugar do poder;
III. depois que a humanidade criou as cidades, elas nunca mais pararam de crescer, sobretudo as cidades ocidentais que, durante a Idade Média, se reproduziram como nunca;
IV. as principais cidades da Antiguidade eram aquelas com um papel político importante. O próprio termo “capital” é derivado do latim caput, que significa “cabeça”;
V. renascimento urbano é o termo usado para explicar o enorme crescimento das cidades, ocorrido na era Contemporânea; tal era foi marcada pela metropolização das capitais no mundo inteiro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa I é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

(UNEMAT)

“A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional.
Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing”

(GUIMARÃES et al., 2007).

Como esses centros urbanos são denominados?
a) Megacidades.
b) Centros Regionais.
c) Cidades Globais.
d) Conurbação Urbana.
e) Megalópoles.

(UNIOESTE)

“Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre as suas funções originais, aquelas que dela emergiram e aquelas que podem ser ainda invocadas. (...) Somente se pudermos projetar essa imagem, seremos capazes de  encontrar uma nova forma para a cidade”.

MUNFORD, Lewis. A cidade na história, p. 9/10.

No que concerne a história das cidades no decurso do mundo ocidental, podemos afirmar que

I. No contexto grego, a cidade política chamava-se polis; buscava-se a autarcia, garantia de liberdade e autonomia e o rural não se opunha ao citadino.
II. Resultado de um único centro urbano de poder, o império romano, foi uma “empresa construtora de cidades”, deixando a marca de Roma em diversas partes da Europa, da África do Norte e da Ásia
Menor.
III. No medievo ocidental, o mosteiro era uma espécie de polis; a colônia monástica era uma nova cidadela e mantinha viva a imagem da cidade celestial.
IV. No contexto do século XVIII e XIX, os principais elementos do complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Constituíam em si mesmos, a cidade industrial. A fábrica se torna o núcleo do novo organismo urbano.

a) as alternativas I e II estão corretas.
b) as alternativas III e IV estão corretas.
c) todas as alternativas estão corretas.
d) todas as alternativas estão INCORRETAS.
e) as alternativas II, III e IV estão corretas.

(UNIOESTE) Sobre as cidades globais, assinale a alternativa correta.

a) São centros financeiros modernos, que concentram técnica e conhecimento, e independem do tamanho da população, como é o caso de Bruxelas.
b) Correspondem exclusivamente às capitais políticas dos países desenvolvidos, tendo como exemplo
Paris.
c) Correspondem somente às dez mais populosas cidades do mundo, entre elas está Tóquio.
d) Estão concentradas nos países desenvolvidos e inexistem no continente africano e na América
Latina.
e) São cidades planejadas que foram criadas no século XX, como Brasília.


VESTIBULAR 2010

(FATEC) Considere a foto para responder à questão.


O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, período em que a França era governada por Luís Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitória do projeto

a) socialista de uma cidade em que seus espaços devem pertencer igualmente a todos os cidadãos.
b) burguês em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifícios e monumentos devem atender mais às necessidades da classe burguesa do que às da população mais pobre.
c) anarquista de uma cidade onde a população não precisaria de um órgão governamental, pois os próprios cidadãos a governariam.
d) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada não mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas.
e) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.

(UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.

I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.
II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.
III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao
fenômeno denominado macrocefalia urbana.
IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à
ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
d) Apenas I, II e III são verdadeiras.
e) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

(UNESP) Correlacione os conceitos a seguir:

I. Urbanização;
II. Rede urbana;
III. Hierarquia urbana;
IV. Polarização e
V. Metrópole.

(   ) As glomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de
forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
(   ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
(   ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
(   ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
(   ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.

A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos
e as definições é:

a) I, II, IV, V, III.
b) II, V, I, III, IV.
c) IV, III, I, II, V.
d) III, IV, I, II, V.
e) IV, I, V, II, III.

(UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir.

1) A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização
da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.

2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.

3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.

4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.

Está(ão) correta(s):

a) 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1, 2 e 4 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4.

(UEG) A intensidade da ocorrência de problemas urbanos de natureza climática tem sido a tônica dessas últimas décadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas está relacionado ao crescimento demográfico humano. A figura abaixo representa o crescimento da população humana em uma determinada metrópole brasileira a partir da década de 1920.


Com base nas informações e no gráfico, é CORRETO afirmar:

a) na década de 1970, como o número de habitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a inexistência de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilização ambiental por parte da população.
b) à medida que o crescimento demográfico humano aumenta, a existência de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as más condições de habitação e saneamento são ocorrentes nas metrópoles.
c) a implantação de programas de natalidade e de programas referentes às políticas ambientais desencadeia a tendência de o número de habitantes se estabilizar nos países subdesenvolvidos, nos últimos anos.
d) o crescimento populacional e a consequente expansão territorial urbana a partir da década de 1960 estão relacionados a vários fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos são determinantes.

(UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.

I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.
II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.
III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenômeno denominado macrocefalia urbana.
IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
d) Apenas I, II e III são verdadeiras.
e) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

(UFV) Com relação ao conceito de “rede urbana”, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informação.
b) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um núcleo urbano central que articula as atividades econômicas entre elas.
c) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede técnica) e outra imaterial (rede social).
d) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuição de mercadorias.

VESTIBULAR 2009

(UFSJ) Analise o texto abaixo.

"É como se a cidade fosse um imenso alfabeto com o qual se montam e desmontam palavras e frases. É esse aspecto que permite que o próprio espaço da cidade se encarregue de contar a sua história. A consciência disso leva, hoje, a que se fale muito em preservação de bens arquitetônicos, isto é, a não-demolição de construções antigas. Trata-se de impedir que esses textos sejam apagados."

(ROLNIK, Raquel. O que é cidade? São Paulo: Brasiliense, 1998.)

A preservação do patrimônio arquitetônico de uma cidade é de grande importância para o estudo do espaço materializado em tempos passados. O estudo desses espaços requer a compreensão do conceito de paisagem que, na Geografia, é entendida como

a) uma escrita sobre a outra, um conjunto de objetos que têm idades diferentes, uma herança de muitos momentos.
b) uma identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos homogêneos.
c) um reflexo das transformações temporais oriundos de uma determinada cultura. Assim, as paisagens culturais testemunham tempos anteriores ao homem.
d) uma dimensão própria, o que chega aos sentidos. Por isso, sua apreensão independe do observador.

(UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.
(    ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.
(    ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.
(    ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.
(    ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.

A seqüência correta das assertivas é

a) V F F F
b) F F V V
c) V F F V
d) V V V F
e) F F F V

(UFSCAR) A partir dos dados dos quadros e da análise geoeconômica do mundo atual, assinale a alternativa correta.


 (ONU. Desenvolvimento Social e Econômico. Projeção da população Mundial, 2001.)

a) A participação das cidades com mais de 10 milhões de habitantes em países centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declínio da sua importância para o capitalismo.
b) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava-se em países centrais e as latino-americanas predominavam entre as cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
c) As projeções para 2015 apontam que o número de cidades globais será superior ao número de megacidades e que estas se concentrarão na América Latina, Ásia e África.
d) Em 2015, será igual o número de cidades de países centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estarão na Ásia, sobretudo em países como a China e a Índia.
e) Apesar do maior número de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, há mais problemas nos países centrais, visto que a cidade mais populosa é Tóquio.

VESTIBULAR 2008

(UFSCAR) Com a acelerada urbanização da humanidade e o advento de gigantescas aglomerações urbanas, os especialistas no tema e as organizações internacionais logo criaram novos conceitos
para dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megalópole, megacidade e cidade global. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:

I. Megalópole é uma gigantesca aglomeração urbana, com mais de 10 milhões de habitantes e onde há conurbação de inúmeras cidades vizinhas.
II. Cidade global é uma imensa área urbana com uma população de no mínimo 10 milhões de habitantes.
III. Megacidade é uma gigantesca aglomeração urbana com no mínimo 10 milhões de habitantes.
IV. Megalópole é uma região superurbanizada onde, numa pequena extensão de um território nacional, se concentram várias cidades milionárias, que possuem uma vida econômica bastante interligada.

São verdadeiras as afirmativas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.

(UNESP) As previsões de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo terão, pelo menos, 8 milhões de habitantes ocupando 0,4% da área do planeta. Assinale a alternativa que contém o processo descrito e alguns impactos ambientais importantes dele resultantes.

a) Envelhecimento da população; favelas; vossoroca.
b) Globalização; efeito estufa; assoreamento dos rios.
c) Urbanização; segregação espacial; enchentes.
d) Emigração; chuva ácida; migrações pendulares.
e) Favelização; secas; erosão eólica.

(UFPI) Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
a) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma  dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.
b) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
c) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
d) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
e) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.

(UFAM) Das causas abaixo, a única que não contribui par a migração campo-cidade é:

a) Mecanização da agricultura.
b) Segregação urbana-espacial.
c) Concentração das terras em mãos de uma minoria de proprietários.
d) Precária condição de vida no campo.
e) Esperança de melhoria de vida na cidade.

(UNIFOR) Observe o mapa a seguir.


(Maria Elena Simielli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000)

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que

a) além de apresentarem grande número de habitantes, as megacidades ainda exercem funções de cidades globais.
b) a elevação da cidade à categoria de megacidade depende muito mais da infra-estrutura urbana do que do número de habitantes.
c) uma das características básicas das megacidades é a localização junto ao litoral, pois a função portuária é decisiva para o crescimento urbano.
d) como o processo de industrialização ocorre simultaneamente ao de urbanização, atualmente todas as megacidades são fortemente industrializadas.
e) há uma forte tendência de cada vez mais as megacidades se concentrarem nos países do Sul que ainda não completaram a transição demográfica.

(FUVEST)

O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que

a) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período.
b) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias.
c) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural.
d) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário.
e) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

(UFAM) A urbanização moderna é um processo vinculado:

a) ao Feudalismo.
b) á I Guerra Mundial.
c) á II Guerra Mundial.
d) ás Expansões marítimas, no final do século XV.
e) á Revolução Industrial.

VESTIBULAR 2007

(UFPR) Nos Estados Unidos os maiores aglomerados urbanos estão na:

a) costa nordeste e região dos grandes lagos.
b) região norte, nas proximidades do Canadá.
c) costa do Pacífico.
d) região sul e na região do delta do Mississipi.
e) fronteira com o México.

(UFJF) Leia o texto

“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade,consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações, etc.. As cidadesglobais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global éadministrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercadosfinanceiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.

Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html


Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade de habitantes.
b) localização geográfica.
c) influência supranacional.
d) economia sóciodemocrata.
e) reserva de biodiversidade.

(UFMT) O processo de urbanização dos espaços geográficos mundiais vêm se intensificando nas  últimas décadas. Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A urbanização no fim do século XX foi marcada por profundas diferenças entre o nível de vida dos habitantes de países ricos e o de países pobres e pela existência de duas novas categorias na hierarquia urbana: as cidades globais e as megacidades.
b) As duas metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, exercem uma polarização sobre todo o território nacional, praticamente comandando a vida econômica e social da nação.
c) Nos países desenvolvidos, o crescimento das cidades e a importância que elas passaram a ter na vida das sociedades se consolidaram com a Revolução Industrial e o estabelecimento da indústria como atividade essencialmente urbana.
d) O processo de urbanização dos países subdesenvolvidos começou após a Segunda Guerra Mundial; alguns países industrializaram-se e atraíram elevado contingente populacional para as cidades.
e) Na atualidade, a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é processo independente, principalmente devido ao isolamento geográfico dos espaços mundiais e à ausência de conexão das redes urbanas.

(FATEC) Observe o gráfico.


A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que
a) o rápido processo de urbanização tenderá a concentrar o maior número de megacidades nos
países subdesenvolvidos.
b) a rápida urbanização deverá transformar as megacidades asiáticas em cidades globais de
primeira grandeza.
c) os continentes que apresentarão maior número de megacidades são aqueles que recebem maior
número de imigrantes.
d) na hierarquia urbana mundial as megacidades de 2015 deverão concentrar maior hegemonia política
e econômica.
e) no futuro a globalização permitirá aos atuais países subdesenvolvidos da Ásia e da América tornarem-se desenvolvidos.

(ESPM) Observe os conceitos urbanos abaixo e indique a alternativa que apresenta a definição e o exemplo corretos:

a) Macrocefalismo – planejamento urbano adequado. Exemplo: Tóquio.
b) Metrópole – conjunto de municípios que se aglomeram em torno de outro principal. Exemplo: Londrina.
c) Megalópole – fusão de metrópoles. Exemplo: Washington-Boston.
d) Conurbação – distanciamento repulsivo entre dois municípios ou mais. Campinas-São Paulo.
e) Cidade global – cidade com capacidade de polarização internacional. Exemplo: Santiago.

(Uft) Analise estas figuras, em que estão representados três estágios do processo de evolução de um espaço urbano:


Com base nas informações dessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a densidade demográfica é mais elevada na área urbana ocupada, predominantemente, pelo setor de serviços que na periferia.
b) a evolução temporal e espacial do espaço urbano representado resultou na formação de uma região metropolitana.
c) o setor de atividade predominante no espaço urbano – residencial, de serviços ou industrial – guarda estreita correlação com o valor da terra.
d) o valor da terra na porção oriental do espaço urbano, no Estágio 3, é inferior ao da porção ocidental.

Nenhum comentário: