quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Geopolítica - Questões de vestibular

1- A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes, Para o autor do desenho, a globalização é um processo:
a) Assimétrico na medida em que permite melhor e mais justa distribuição da riqueza mundial.
b) Simétrico na medida em que permite maior interação econômica entre as mais distantes regiões do planeta.
c) Excludente, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico.
d) Integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais desenvolvidas.
e) Regional na medida em que fortalece a posição das nações do hemisfério sul enfraquecendo geopoliticamente as nações do hemisfério norte.

2- Analise o fragmento de texto com atenção:

"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:
a) Produção horizontal flexível
b) Aldeia Global
c) Abertura Comercial
d) Integração regional
e) Internacionalização do capital

3 - "O ritmo de crescimento da cidade de São Paulo tem diminuído no decorrer das últimas décadas. Atualmente, o município tem 10,9 milhões de habitantes, segundo levantamento divulgado (...) pela Fundação Sistema de Análise de Dados de São Paulo (Sedae)."
Jornal o Estado de São Paulo, 24/01/2008)

Podem ser apontados como causa dessa diminuição do crescimento da metrópole paulistana, todos os fatores abaixo, com exceção de:
a) A queda na taxa de fecundidade nas últimas décadas.
b) A inversão do fluxo migratório, que, nesse período, tornou-se negativo, com maior volume de saídas do que de entradas de migrantes.
c) A desindustrialização da metrópole com a fuga de indústrias para o interior do estado.
d) O aumento da taxa de mortalidade em função do envelhecimento acelerado da população metropolitana.
e) O aumento da violência e da insegurança, que vem caracterizando o cotidiano dos moradores, bem como a queda na qualidade de vida.

4 - "Antonio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.
Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado. Antonio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida."

O texto fala do fechamento da fábrica em que Antonio trabalhava que acabou se instalando em outro estado. Dos fatores abaixo relacionados, assinale aquele que pode ser considerado como um dos causadores dessa fuga de fábricas paulistas em direção a outros estados.
a) Queda na qualificação profissional do trabalhador paulista, o que repercute na perda de competitividade das empresas.
b) Incapacidade das indústrias paulistas de acompanharem as inovações tecnológicas da chamada revolução técnico-científica.
c) A logística de transportes deficiente em função da inexistência de uma rede rodo-ferroviária que integre o interior do estado até os portos.
d) O aumento da violência e dos níveis de poluição e a falta de terrenos disponíveis para a instalação de novas plantas industriais.
e) A política do governo paulista de incentivar atividades do setor terciário em detrimento da indústria.

5 - "Antonio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.

Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado. Antonio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida."

O texto fala ainda que Antonio, após o fechamento da fábrica em que trabalhava, acabou se equilibrando entre o desemprego e os trabalhos temporários. O número de indivíduos nas grandes metrópoles latino-americanas que se dedicam a atividades temporárias sem vínculos trabalhistas e empregatícios vem crescendo significativamente nas últimas décadas. Tal fenômeno é classificado como:
a) Emprego sazonal
b) Emprego setorial
c) Subemprego
d) Desemprego conjuntural
e) Desemprego estrutural

6 -"Antonio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.

Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado. Antonio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida."

O texto ainda nos fala que a filha mais velha de Antonio casou-se e mudou-se para Goiás. Um dos fatores que permitiu a região Centro-Oeste transformar-se numa área de atração populacional nas últimas décadas certamente foi:
a) O processo de desindustrialização da região que permitirá o surgimento de novas oportunidades no meio rural.
b) A expansão da nova fronteira agrícola na região ocorrido nas últimas décadas.
c) Os estímulos oferecidos pelos governos estaduais interessados em fomentar o povoamento da região.
d) O crescimento do turismo regional e das atividades culturais nos grandes centros que permitiram um crescimento significativo de empregos no setor terciário nos grandes centros urbanos.
e) A diminuição dos conflitos fundiários em função do sucesso da política de assentamento de milhares de famílias o que acabou por inviabilizar a grande propriedade agrícola na região.

7 - Os conflitos recentes ocorridos no Irã em relação à reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, mais uma vez, provocaram profundas inquietações no mundo ocidental.

A principal preocupação que cerca o governo de Ahmadinejad é:
a) Sua incapacidade de implantar um regime democrático no Irã conforme compromisso assumido em sua plataforma eleitoral.
b) Pela sua postura de empreender reformas que levem à implantação de um governo marxista no país que é vital para o abastecimento de petróleo ao ocidente.
c) Pela possibilidade do país acabar rompendo com a OPEP com a redução de sua produção petrolífera o que poderia provocar um novo choque do petróleo.
d) Pela sua disposição de formalizar um tratado de paz e cooperação com a China em detrimento das potências ocidentais.
e) Pelo projeto de levar adiante o programa nuclear do país que fechou acordo com a Rússia para fornecimento de urânio enriquecido o que pode propiciar no futuro o acesso à armas nucleares.

8- Nos anos 90, as maiores taxas de crescimento demográfico ocorriam na África e na América Latina. De acordo com a tendência apresentada por diversas nações desses continentes, pode se afirmar que:
a) Não há relação entre o crescimento natural da população e o nível de desenvolvimento econômico de um país.
b) As taxas de crescimento natural da população de um país não interferem no seu desenvolvimento econômico e social.
c) Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país, maior será a taxa de crescimento natural da população em função do melhor poder aquisitivo das famílias.
d) Quanto menor o desenvolvimento econômico de um país, menor será o crescimento natural de sua população em função da maior taxa de mortalidade decorrente das precárias condições de vida.
e) O maior nível de desenvolvimento econômico fará a taxa de crescimento natural da população diminuir, fruto de melhores condições de saúde e educação.

9- "A produção agrícola na China sofre com as variações climáticas e as limitações de seu território."

A frase se reporta principalmente:
a) Ao fato de boa parte do território chinês ser coberto por uma camada de gelo em função de suas altas latitudes.
b) Ao fato da parte ocidental do território chinês ser dominada por grandes desertos o que inviabiliza a prática agrícola e os excessos de chuvas ocasionais na parte litorânea.
c) Ao fato do clima de monções atingir todo o território chinês e provocar via de regra, constantes inundações.
d) À inexistência de rios com volume de água suficiente para a prática agrícola e irrigação.
e) Ao fato dos rios chineses serem todos temporários em função das longas estiagens o que inviabiliza a prática agrícola nesses períodos.

10- 

Fonte: FAO/The Economist


A análise do gráfico acima nos permite afirmar que:
a) A teoria malthusiana estava correta ao afirmar que a população cresceria geometricamente, enquanto a produção tenderia a crescer aritmeticamente.
b) Confirma as teses demográficas que justificam a drástica redução das taxas de crescimento populacional como solução para a crise alimentar que acomete o planeta.
c) Comprova que mais do que o crescimento demográfico, é a má distribuição dos recursos produzidos o principal fator responsável pela fome no mundo.
d) Demonstra que as novas tecnologias aplicadas à agropecuária não conseguiram êxito em aumentar a produção de alimentos suficientes para o sustento de todos os seres humanos.
e) Confirma a tese demográfica reformista que defende o controle de natalidade somente das nações mais pobres.
Gabarito e comentários
1- 
Comentário:O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

Resposta: C
2-
Comentário:As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo.

Resposta: B
3-
Comentário:Muito embora o Brasil se encontre na chamada transição demográfica com o crescente envelhecimento da população, tal fenômeno ainda não alcançou os índices das nações mais desenvolvidas, onde a mortalidade entre os indivíduos da terceira idade já começa a aumentar. Portanto, o aumento da mortandade entre os mais velhos ainda não é um fator explicativo para o decréscimo no ritmo de crescimento das populações metropolitanas.

Resposta: D
4-
Comentário:A fuga de empresas das regiões metropolitanas é um fenômeno mundial em função dos fatores de desindustrialização dessas áreas, enumerados nas demais alternativas dessa mesma questão. As principais metrópoles mundiais já se encontram num processo chamado de terciarização em função do crescimento das atividades ligadas aos setores financeiro, administrativos, contábeis, culturais, de turismo, lazer e pesquisa, entre outros.

Resposta: E
5-
Comentário:O subemprego ou informalidade é um fenômeno que cresce principalmente nas grandes cidades das nações subdesenvolvidas ou mesmo emergentes em função do intenso êxodo rural das últimas décadas, que não foi acompanhado do surgimento do número correspondente de vagas de trabalho nos setores industriais e de serviços. Isso acabou condenando grande número de indivíduos às atividades temporárias sem vínculos empregatícios, ou seja, informalidade ou subemprego. Esse fenômeno também é conhecido como hipertrofia do setor terciário.

Resposta: C
6-
Comentário:A expansão da nova fronteira agrícola nas últimas décadas, provocou uma maior dinamização da economia regional atraindo fluxos de imigrantes de outras regiões e o início de um incipiente processo de industrialização ligado principalmente ao processo de beneficiamento dos produtos agropecuários. Entenda claro aluno que tal processo industrial, ainda se encontra em estágio inicial mas trouxe consigo, um inevitável crescimento do setor de serviços nas grandes e médias cidades da região.

Resposta: B
7-
Comentário:O crescimento da OTAN em relação ao Leste Europeu e a consequente adesão de antigos aliados do bloco soviético à essa organização militar fez com que os russos, a despeito dos protestos e apelos do ocidente, se tornassem fornecedores de urânio enriquecido para o programa nuclear iraniano. O temor das potências ocidentais é de que, de posse do combustível nuclear, o governo de Teerã, com forte retórica anti-Israel, acabe num futuro próximo dominando a tecnologia da produção do urânio enriquecido e consiga, dessa forma, chegar à produção de uma bomba atômica. O presidente Ahmadinejad já disse certa vez que se Israel pode ter suas bombas atômicas, os países árabes também teriam o mesmo direito. O temor de uma guerra nuclear no Oriente Médio assusta os organismos internacionais.

Resposta: E
8-
Comentário:A melhoria das condições de vida de um país, ao assegurar mais fácil acesso aos serviços de saúde e educação, inevitavelmente, implicará em redução das taxas de crescimento demográfico. Em todas as nações onde o IDH melhorou de maneira significativa o crescimento natural da população declinou nas décadas subsequentes.

Resposta: E
9-
Comentário:A parte ocidental, ou leste, do território chinês é formada por desertos e o sudoeste, pela Cordilheira do Himalaia, inviabilizando a prática agrícola em pelo menos 50% do território chinês, ao passo que a parte ocidental (litorânea), ocasionalmente, sofre com as enchentes e inundações dos excessos pluviométricos provocados pelo clima de monções.

Resposta: B
10-
Comentário:A parte ocidental, ou leste, do território chinês é formada por desertos e o sudoeste, pela Cordilheira do Himalaia, inviabilizando a prática agrícola em pelo menos 50% do território chinês, ao passo que a parte ocidental (litorânea), ocasionalmente, sofre com as enchentes e inundações dos excessos pluviométricos provocados pelo clima de monções.

Resposta: B

Nenhum comentário: