sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Problemas ambientais globais - Questões de vestibular

VESTIBULAR 2014

(UFPE) “A Terra é azul”, foi a reação de Yuri Gagarin, o primeiro a vê-la do espaço, em 1961. E John Glenn, no ano seguinte: “Impressiona-me ver como é diminuta a espessura da nossa atmosfera, que sustenta toda a vida na Terra. Se nós a degradarmos, será irreparável. Infelizmente, os riscos de que isso venha a acontecer já se agravaram tanto que requerem ação imediata, em escala mundial”.

(NUSSENZVIEG, H. Moysés. O Futuro da Terra. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011).

Sobre o tema sugerido no texto acima, analise as proposições abaixo.

0-0) A população do planeta praticamente duplicou em 50 anos, e os recursos da Terra estão sendo consumidos acima da taxa viável de reposição. Paralelamente, observa-se uma expressiva poluição atmosférica.
1-1) O aumento da temperatura do ar atmosférico na baixa troposfera acarretará a elevação de vapor d’água presente na atmosfera, afetando assim o ciclo hidrológico.
2-2) O tempo de residência do CO2 na atmosfera é elevado. Isso decorre de uma interação complexa entre atmosfera e oceano.
3-3) A atmosfera, ao longo da História do planeta, modificou-se como uma reação à vida vegetal e atualmente se transforma em decorrência de atividades antrópicas.
4-4) O céu é azul em um dia em que há um anticiclone sobre uma dada região, porque as pequenas partículas atmosféricas dispersam mais os curtos comprimentos de ondas azuis.

Resposta: V V V V V

(UFPE)  “Os gases do efeito estufa são essenciais à manutenção da vida na Terra, uma vez que controlam o nível de radiação solar que incide sobre ela. Entretanto, o aumento de suas concentrações, causado principalmente por ações antrópicas, os tem transformado em vilão para a atmosfera.” (VALVERDE, Sebastião Renato et al. Ação Ambiental).
Sobre esse assunto, são feitas as considerações a seguir.
 0-0) Os principais gases de efeito estufa são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, os óxidos nitrosos e os halocarbonos.
1-1) O aumento de temperatura, em face dos gases do efeito estufa, poderá alterar o regime de chuvas e provocar catástrofes relacionadas às grandes inundações em áreas litorâneas baixas.
2-2) O Protocolo de Kyoto representou um marco importante das mudanças climáticas, pois propõe a redução da queima de combustíveis fósseis, sem implicar a redução dos desmatamentos.
3-3) O Mercado de Créditos de Carbono significa que as empresas que não conseguem reduzir as emissões de carbono ao limite exigido teriam a opção de patrocinar projetos ambientais em países em desenvolvimento, recebendo, em troca, “créditos de carbono”.
4-4) Os projetos com maiores chances de reivindicar os “créditos de carbono” são aqueles que substituem, na matriz energética, a energia advinda da biomassa por aquela produzida pela hulha, pelo gás natural e pela turfa.

Resposta: V V F V F

(UCS) Ao longo de milhões de anos, um elemento químico existente no ar, como em todos os organismos vivos, manteve sua concentração estabilizada na atmosfera, permitindo o equilíbrio do clima terrestre. O desmatamento, as queimadas, a desertificação, a exploração agrícola e a urbanização são responsáveis pela liberação desse elemento químico e pela redução dessa compensação que a biosfera promove para a manutenção do clima terrestre. Observe o desenho.


Com base no texto e na imagem sobre o mecanismo e o desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima, o ciclo atmosférico em questão é o
a) do metano.
b) do carbono.
c) do enxofre.
d) da biomassa.
e) do gás natural.

(IFS) A respeito das causas e consequências do aquecimento global, marque a alternativa VERDADEIRA:

a) O aquecimento do planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele trará consequências catastróficas para a biodiversidade e para o ser humano.
b) As fontes de energia como petróleo e gás natural pouco contribuem para o aquecimento global.
c) O aumento da temperatura do planeta é um processo natural e não sofre interferências da ação do homem.
d) O processo de crescimento industrial pouco afetou a camada de ozônio da Terra.
e) Não existem ainda tecnologias alternativas sustentáveis para diminuírem a pressão sobre a Terra.
(UNESP) Analise o gráfico.


Considerando as relações existentes entre condições climáticas, dinâmica hidrológica e distribuição dos biomas no planeta, faça uma comparação do nível médio dos oceanos e da distribuição das florestas tropicais e equatoriais nos momentos em que a temperatura média do planeta alcançou um ponto de mínimo e de máximo no período destacado pelo gráfico.

Resposta.

Considerando-se os momentos de temperatura muito baixa, no fim da Era Glacial, por volta de 7.000 a.C. tivemos as florestas tropicais e equatoriais restritas às baixas latitudes com uma redução considerável da biodiversidade, com extinções de grandes espécies. Nesse momento, o nível dos oceanos apresentou grande redução, influenciando diretamente na diminuição da umidade e acentuando a escassez hídrica, com baixa temperatura no período considerado. Por volta de 6.000 a.C., com a elevação das temperaturas médias do planeta, observou-se o avanço da floresta na direção de antigas savanas e o aumento significativo da biodiversidade, num nítido processo de recuperação da paisagem vegetal. Tudo isso foi possível em consequência da elevação do nível dos oceanos e com o aumento da umidade e da temperatura média.

VESTIBULAR 2013

(UNIOESTE) Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos como as explosões solares influenciam no aumento da temperatura da Terra.
b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houveram outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra.
c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.
d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, se constituem na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e, tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.
e) O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às atividades humanas, responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é considerada pelos cientistas do IPCC como a principal causa do aquecimento global.

(UNICENTRO) A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por

a) efeito estufa.
b) ilha de calor no meio urbano.
c) domo de poluição atmosférica.
d) aquecimento global.
e) destruição da camada de ozônio.

(UCS) O efeito estufa é um processo em que o calor proveniente do Sol é absorvido pela Terra e posteriormente é irradiado para a atmosfera, onde parte desse calor fica retido devido à presença de gases, como o vapor d’água, o gás carbônico e o metano.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações a seguir, relacionadas ao efeito estufa.

(    ) O efeito estufa é um processo natural que, se não existisse, tornaria a Terra um planeta gelado e inabitável para a maioria dos seres vivos.
(    ) O aumento da emissão de gases, como o gás carbônico e o metano, pode gerar um aumento na retenção de calor na atmosfera, aquecendo nosso planeta.
(    ) Uma fonte emissora de metano é o rebanho de gado bovino, pois tais animais eliminam grandes quantidades desse gás, proveniente do metabolismo dos seus tratos digestórios.
(    ) A quantidade de gás carbônico na atmosfera vem aumentando desde a Revolução Industrial.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – F – F – V
b) F – V – V – F
c) F – F – V – F
d) V – V – F – V
e) V – V – V – V

(UNICAMP) As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C.

(Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PT-complete.pdf. Acessado em 02/10/2012.)

Considerando o texto acima, responda:

a) Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra?

b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta.

Respostas:

a) As consequências imediatas estariam relacionadas ao degelo dos polos, glaciares e neves eternas, resultando no aumento do nível médio dos oceanos. Tende, assim, a haver o avanço dos oceanos sobre as planícies litorâneas, nas quais estão concentradas a maioria das cidades e da população mundial.

b) Destaca-se a busca por fontes alternativas de energia, menos poluentes, a expansão das “florestas plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.

(PUC-RI0) As discussões em torno do Desenvolvimento Sustentável foram as tônicas nos eventos Rio 92 e Rio+20. Todavia, o estabelecimento de agendas sustentáveis em parte dos países e regiões do mundo ainda é muito complicado.

Description: ttp://amarildocharge.files.wordpress.com/2012/06/blog16.jpg
Disponível em: . Publicado em: 16 jun. 2012. Acesso em 29 jul. 2012.

a) Indique DUAS condições geopolíticas ocorridas no planeta, entre 1990 e 2012, que afetaram o controle da poluição ambiental na atualidade.

b) Explique a charge acima com base em DUAS causas de aceleração do Efeito Estufa no planeta.

Respostas:

a) Dentre as mudanças geopolíticas ocorridas no mundo entre 1990 e 2012 e que afetaram no aumento dos problemas ambientais destacam-se: desequilíbrios de forças mundiais após o fim da Guerra Fria; a emergência chinesa; a Guerra do Golfo; a invasão do Iraque pelos EUA; o desmonte da URSS; as guerras civis na África pós-Guerra Fria e o desmatamento das florestas úmidas.

b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas agendas políticas dos mais variados países do mundo, o aquecimento global aumenta devido: aumento do consumo em escala internacional, aumentando o uso de fontes energéticas diversas; ampliação exponencial das áreas de cultivo no mundo; a impermeabilização dos solos com a urbanização do planeta; o não acatamento das regras internacionais de controle de gases estufa pelos países mais industrializados do mundo.

(fgv-SP) Leia o texto.

Sobrevoando o Oceano Ártico, a sensação era de estar diante de um espelho gigante, estilhaçado em milhões de pedacinhos. Em vez de vidro, placas de gelo quebradas, resquícios dos últimos dias de verão, refletiam de forma descontínua os raios de sol. Vistos do alto, de um helicóptero, os pedaços, já frágeis, ocupavam quilômetros de mar, mas, a cada minuto, ondas engoliam mais um trecho da cobertura branca. Diante dos nossos olhos, a geleira que cerca o Polo Norte se desfazia, materializando números que, no dia 27 de agosto [2012], já haviam acionado o alarme sobre a situação. Este ano, foi registrado o recorde de derretimento da cobertura de gelo no oceano, desde que as medições começaram a ser feitas, em 1979.

(www.ihu.unisinos.br/noticias/514247-artico-registra-recorde-de-degelo-e- -aquece-disputa-internacional)

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a região do Polo Norte, é correto afirmar que o crescente derretimento das geleiras árticas apresenta como uma de suas consequências geopolíticas

a) a tentativa de povos nativos da região, como os inuits (esquimós), de criar um Estado autônomo.
b) o retorno das divergências políticas entre os Estados Unidos e a Rússia, semelhante à época da Guerra Fria.
c) a disputa entre as potências econômicas sobre o petróleo e outros recursos naturais existentes na região.
d) a expressiva circulação de navios mercantes chineses na região, o que tem gerado protestos da Rússia e da Suécia.
e) a tentativa de criação de um Conselho de segurança do Ártico, composto pelo G8 mais a China e a Coreia do Sul.

(FGV-SP) Analise o esquema a seguir.

(www.proclira.uevora.pt/modulos/modulo19.pdf)

Assinale a alternativa que identifica o processo X desencadeador das situações mostradas no esquema.

a) Inversão térmica.
b) Perda da biodiversidade.
c) Redução da camada de ozônio.
d) Poluição atmosférica.
e) Mudanças climáticas.

VESTIBULAR 2012

(UEMG) Observe a tirinha seguinte:

Calvin e Haroldo 4/9/2008

Em relação ao efeito estufa, observe as seguintes proposições:
I. É um fenômeno provocado pela ação antropogênica e que causa apenas malefícios ao nosso planeta.
II. O fenômeno provoca o aumento da temperatura média atmosférica como resultado do acúmulo de gás carbônico e outros gases.
III. A queima de combustíveis fósseis não emite gases estufa.
IV. A absorção e consequente irradiação na faixa do infravermelho pelo gás carbônico provoca
um aumento na temperatura atmosférica. Com base na sua observação, estão CORRETAS as proposições

a) I e II
b) III e IV
c) I e III
d) II e IV

(UFBA) A antiga lenda grega de Pandora e da caixa que abriu libertando as pragas e desastres é um mito que podemos evocar na atualidade. Dessa forma, em uma aplicação do mito da caixa de Pandora, o desenvolvimento técnico-científico, médico e militar atual parece ter desencadeado forças de consequências perigosas que se voltam contra nós.
Já temos sinais evidentes de advertência dados pelo ambiente global: terras cultiváveis estão sendo envenenadas por produtos químicos, o ar das grandes cidades é perigoso para respirar; florestas são derrubadas, rios e lagos estão cada vez mais poluídos por despejos de resíduos químicos. As vastas quantidades de poluentes que entram no oceano, quase um milhão de substâncias tóxicas, estão envenenando a vida marinha, especialmente as diatomáceas que absorvem o dióxido de carbono e produzem oxigênio.

(MORAES, 2011, p. 168).

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre os grandes problemas ambientais ocorridos no mundo contemporâneo, pode-se afirmar:
(01) O assoreamento dos rios e das nascentes é um problema causado pela perda do solo, pois a remoção da mata ciliar faz com que as águas pluviais carreguem maior quantidade de sedimentos para os leitos fluviais, reduzindo, assim, a vazão e a profundidade dos canais de drenagem.
(02) A poluição do ar nas grandes cidades localizadas em fundo de vales, como a cidade do México, agrava-se substancialmente, sobretudo durante o verão, uma vez que o ar mais aquecido favorece o aprisionamento dos poluentes em suspensão, concentrando-os nos níveis mais altos da atmosfera.
(04) O Mar de Aral, localizado no extremo norte da Ásia, representa, na atualidade, um símbolo de preservação ambiental, no tocante ao uso de suas águas, pois conseguiu manter, ao longo das últimas décadas, a extensão original de sua área geográfica, sem alterar a salinidade.
(08) A silvicultura representa um agente modificador das florestas tropicais, uma vez que essa atividade substitui a mata original por outros tipos de árvores plantadas de forma homogênea, visando a atender, dentre outras, a produção de celulose.
(16) Os grandes centros urbanos vêm apresentando, cada vez mais, uma redução das áreas verdes e um contínuo aumento da permeabilidade dos solos, dificultando o escoamento superficial e ocasionando uma diminuição do lençol subterrâneo.
(32) Os oceanos recebem uma quantidade muito grande de poluentes, sobretudo nas desembocaduras dos canais fluviais, seja por descarga deliberada e transportada, seja por condições de arraste natural ou, ainda, por canais efluentes, comprometendo a qualidade das praias e a estrutura dos corais.
(64) O processo de desertificação que vem se alastrando no sudeste do Rio Grande do Sul advém de fatores climáticos associados ao uso intensivo do solo agrícola para produção de cereais, em terrenos de estrutura geológica cristalina, gerando uma verdadeira degradação ambiental denominada de “arenização”.

Resposta: 01+08+32 = 41

(FGVRJ) A próxima conferência internacional do clima, em Durban, na África do Sul, centrará seu foco no destino do Protocolo de Kyoto. [...] Se não for renovado, expira em 2012. Durban é a última oportunidade de salvar Kyoto. Sem ele, desaparece o único acordo climático internacional que existe. A decisão tem dia marcado: 9 de dezembro. É quando termina a CoP-17, o encontro anual que reúne negociadores do mundo todo para discutir um acordo climático internacional, desta vez, na África do Sul.

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/8/10/futuro-do-protocolo-de-kyoto-sera-prioridade-na-cupula-do-clima/?searchterm=Clima%20Kyoto.

Sobre o Protocolo de Kyoto, mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta:
a)  Afirma o princípio da responsabilidade comum, estabelecendo metas de redução obrigatória das emissões de gases de efeito estufa para todos os países signatários.
b) Não foi ratificado pelos Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo.
c) Criou um sistema de comércio de créditos de carbono válido apenas entre os países industrializados: o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
d) Entrou em vigor em 2008, quando ocorreu a adesão de dois países que figuram entre os maiores emissores de poluentes: a Índia e a China.
e) Considera apenas os níveis atuais de emissão, eximindo os países industrializados da responsabilidade sobre o estoque de gases estufa presente na atmosfera.

(UPE) Observe o gráfico a seguir:



Com base nele, assinale a alternativa CORRETA.

a) A emissão antropogênica encontrada no gráfico diz respeito à emissão de CO2 por decomposição de matéria orgânica em lixões.
b) Gases estufas, como vapor d’água, CO2 e NO, são os responsáveis pelo aquecimento global, que é consequência da emissão apresentada no gráfico.
c) O gráfico apresenta uma nítida relação entre a área geográfica dos continentes e a sua potencial capacidade de contribuir com a emissão de CO2 na atmosfera.
d) O gráfico apresenta uma relação direta do grau de industrialização dos continentes e sua dependência do uso de combustíveis fósseis.
e) Se fosse apresentado um gráfico de localização da rarefação da camada de ozônio, encontraríamos uma completa semelhança com o gráfico figurado nesta questão.

(IFMT)

“Eventos como vulcões e inundações são fenômenos da natureza e são considerados desastres naturais quando atingem um sistema social, causando danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados de conviver com o impacto.”

(ASSAD, Leon. Desastres naturais – temas e tendências. Revista Ciência e Cultura, [s.l.]: SBPC, a. 63, n. 1., p. 09, jan.-mar. 2011.)

Muitos são os fatores que provocam desastres naturais, como os citados acima, cujos efeitos são amenizados ou intensificados pelos fatores econômicos e sociais. Identifique a alternativa correta relacionada aos desastres naturais.

a) A Terra libera energia do calor e da radioatividade do seu interior há mais de 4,5 mil anos de sua existência. Esse calor é responsável pela maioria dos desastres naturais.
b) Com sua energia, o sol atinge a atmosfera, as terras e as águas de oceanos e mares, provocando alterações nos ciclos climáticos, mas não afeta a dinâmica hidrológica.
c) Os diferentes processos de produção e liberação de energia estabelecem uma intensa dinâmica que interage com o relevo, os rios e o clima, provocando, muitas vezes, grandes desastres naturais.
d) O acesso precário às informações sobre a dinâmica da natureza e a ausência de políticas públicas diminuem a exposição das populações mais pobres aos impactos dos desastres naturais.
e) O mau uso da terra, do solo e a retirada da vegetação de áreas de alta declividade em regiões urbanizadas têm pouca influência sobre os desastres naturais; são apenas problemas sociais e econômicos.

Observe o texto da chamada da matéria principal da capa para responder as duas próximas questões.

Disponível em: <www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/465/artigo220627-1.htm> Acesso em: 14 jul. 2011. [Adaptado]

(UFRN) O texto está na capa da revista Planeta. Em sua chamada principal, cujo tema é o crescimento
populacional,

a) o emprego dos tempos verbais presente e futuro estabelece uma relação de projeção entre a realidade atual e os desafios a serem enfrentados.
b) os termos “água”, “ar” e “combustíveis mantêm uma relação de sinonímia com a expressão “recursos naturais.
c)os termos “estudos e “desafios mantêm uma relação de oposição com o conteúdo probabilístico da matéria.
d) o emprego dos verbos nascer e ser, no tempo futuro, estabelece uma relação de contradição com a afirmativa “Somos 7 bilhões.

(UFRN) De acordo com o texto da capa , é correto afirmar que

a) os estudos indicam que a população enfrentará a escassez de recursos naturais em 2045.
b) os estudos indicam que o número de habitantes no Planeta aumentará em nove bilhões nas duas próximas décadas.
c) o crescimento da população acarretará o deslocamento das pessoas para os grandes centros urbanos.
d) o crescimento da população e a escassez dos recursos naturais são problemas a serem enfrentados.

(UERJ)


www.koreatimes.co.kr

A Conferência de Copenhagen (COP-15), em 2009, foi mais uma reunião realizada com o objetivo de estabelecer um novo acordo global sobre clima, baseado no conceito do desenvolvimento sustentável.

a) Apresente a meta principal da proposta de desenvolvimento sustentável.

b) Em seguida, defina os processos planetários denominados “efeito estufa” e “aquecimento global”.

Resposta:

a) Garantir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as próprias demandas.

b)

Efeito estufa: processo natural que ocorre quando as ondas de calor irradiadas pela superfície terrestre encontram os gases de efeito estufa, aquecendo a atmosfera em escala global.
Aquecimento global: aumento da temperatura terrestre causado pela acumulação crescente de gases de efeito estufa na atmosfera, em função de atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial.

(UEPA) O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades     e       segregação         espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d )a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

(UNICAMP) O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

(Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06/jun/2011, p. 87.)

a) Aponte duas explicações para a maior disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, situação  nunca antes existente na história humana.

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?

Resposta:

a) São fatores que ampliaram a disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, o uso de tecnologia e técnicas agrícolas elevando consideravelmente a produtividade; o desenvolvimento da indústria de alimentos; o desenvolvimento da logística de transporte e armazenamento; a incorporação de novas áreas agricultáveis produtivas; além da economia de mercado robustecida pela urbanização crescente no mundo (maior demanda exigindo maior oferta).

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, são desafios: aumentar a produtividade agrícola minimizando impactos negativos no meio ambiente; utilizar fontes de energia renováveis e menos poluentes; diminuir os padrões de consumo para poupar recursos naturais; tornar equânime a distribuição de alimentos; aumentar a disponibilidade de terras agricultáveis sem prejudicar o meio ambiente; prover moradia e saneamento básico, minimizando impactos negativos no meio ambiente; diminuir desperdício de alimentos e recursos naturais.

(FGV) Analise a anamorfose do continente americano a seguir.


(Dan Smith. Atlas da situação mundial. São Paulo. Cia Editora Nacional, 2007. Adaptado)

Assinale a alternativa que identifica o fenômeno representado nessa anamorfose.

a) Produção de alimentos transgênicos.
b) Taxa de alfabetização de adultos.
c) Total de celulares em uso pela população.
d) Disponibilidade de água pela população.
e) Emissão dos gases do efeito estufa.


VESTIBULAR 2011

(UNESP) 

Description: Descrição: 100603_OK.WMF

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover
a) a indústria pesada.  
b) o setor terciário.  
c) a irrigação de lavouras.  
d) a zona urbana.  
e) o complexo industrial.  

(PUCPR) Monumentos históricos e outras construções são atingidos pela _______________________, fenômeno que ocorre especialmente nas grandes cidades, nas quais existe grande concentração de indústrias e veículos automotores ou ainda onde se localizam usinas termoelétricas.

A lacuna acima é CORRETAMENTE preenchida com:

a) Inversão térmica.
b) Aurora boreal.
c) Chuva ácida.
d) Cinzas vulcânicas.
e) Enchentes de outono.

(UFPA) A busca descontrolada do crescimento econômico pelas sociedades contemporâneas tem gerado o agravamento dos problemas socioambientais no planeta. Sobre esses impactos é correto afirmar que:

a) a proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos.
b) o incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate o aquecimento global.
c) o crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens.
d) as políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta.
e) o processo de desertificação no planeta, intensificado pelas atividades econômicas, preserva os cursos de água e a vegetação ribeirinha presente nas estepes tropicais.

(UFRR) O IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas globais) é um órgão da ONU criado em 1988 especificamente para estudos das mudanças climáticas. Em seu 4º relatório (2001), o IPCC identificou modificações significativas dos sistemas físicos, tais como recuo de geleiras, alterações no regime hidrológico de rios, lagos e oceanos.
Também foram verificadas alterações nos sistemas biológicos, como modificação do comportamento dos animais e nos ciclos naturais das espécies vegetais. As mudanças físicas e biológicas identificadas foram interpretadas pelo IPCC como:

a) O resultado do aumento da temperatura global causada pela expansão progressiva da calota de gelo nos últimos vinte anos, que reduziu a temperatura da água do mar a afetou a distribuição das massas de ar no planeta;
b) O resultado do desmatamento e queimadas das florestas tropicais, que modificaram a distribuição das chuvas no globo;
c) O resultado do aumento das concentrações antrópicas dos gases do efeito estufa na atmosfera, causando a progressiva elevação das temperaturas no globo;
d) O resultado do fenômeno “el hijo” atuando em escala global;
e) A redução das concentrações dos gases do efeito estufa na atmosfera, o que aumentou a incidência de raios ultravioleta, afetando plantas e animais na superfície terrestre.

(PUCGO) Os problemas referentes ao meio ambiente e à sua preservação estão entre as principais preocupações dos governos e das sociedades em geral. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:

a ) O aquecimento global é o maior e o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado, promovendo fenômenos como El Niño e La Nina, que provocam alterações no comportamento das chuvas tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte.
b ) O buraco na camada de ozônio, provocado pela poluição de metais pesados liberados pela queima de combustíveis fósseis, é outro elemento que tem contribuído para o aquecimento global.
c) A criação de gado contribui também para o aquecimento global, por meio da liberação de metano gerada pelo processo digestivo deste animal. Desse modo, o Brasil contribui significativamente com a emissão deste gás, já que está entre os maiores produtores de carne bovina do planeta.
d) Apesar da complexidade dos problemas ambientais e da diversidade de componentes interatuantes, há um certo consenso na comunidade científica de que, ao contrário do que se pensava há tempos, as
mudanças do uso da terra têm efeito mínimo sobre o aquecimento global.

(UECE) Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira.
a) O desenvolvimento sustentável é um processo exclusivo de crescimento econômico sem implicações na melhoria das condições sociais.
b) O aquecimento global motivado pelo efeito estufa decorre da emissão de gases e aumento da concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas.
c) As mudanças que se pronunciam não tenderão a repercutir na ocorrência de transgressões ou de regressões marinhas.
d) O desenvolvimento sustentável requer, de modo exclusivo, a preservação da natureza e a intocabilidade e manutenção da qualidade dos recursos naturais.

(UERJ) As florestas contribuem com a fixação de parte do carbono atmosférico do planeta, amenizando o processo do aquecimento global. As queimadas realizadas nessas formações vegetais, contudo, possuem o efeito inverso, agravando esse processo.


Identifique os dois tipos de formações florestais com maior potencial para amenizar o aquecimento global. Em seguida, aponte uma característica das espécies arbóreas encontradas em cada uma dessas duas formações.

Resposta:

Floresta Equatorial Amazônica e uma das características:
- folhas perenes
- árvores com folhas largas ou latifoliadas
- plantas adaptadas ao excesso de umidade
- floresta densa, com vários andares e sem vegetação rasteira
- vegetação heterogênea, com grande diversidade de espécies

Floresta boreal, de coníferas ou taiga e uma das características:

- folhas perenes
- plantas adaptadas a longos períodos frios e secos
- árvores com folhas em formato de agulha ou aciculifoliadas
- vegetação homogênea, com pequena diversidade de espécies
- floresta aberta, com presença de vegetação rasteira entre as árvores

VESTIBULAR 2010

(UFOP)


Considerando o enunciado e observando as fotos apresentadas, assinale a alternativa que apresenta uma atitude INCORRETA do ponto de vista da sustentabilidade.

a) Aplicar medidas mitigadoras dos impactos gerados pela atividade.
b) Recuperar a paisagem e recompor o solo de áreas mineradas.
c) Impedir a mineração em áreas de conservação como florestas.
d) Lançar os rejeitos líquidos e sólidos na rede hidrográfica regional.

(UEMG)
NOVA TENTATIVA
Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas
2 graus mais quente do que em 1900.


Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.

 Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009

Com base nas informações deste texto e nos seus conhecimentos sobre o fenômeno do aquecimento global, está CORRETO o que se afirma na alternativa:

a) O Protocolo de Kyoto foi uma tentativa de estabelecer a redução dos gases causadores do efeito estufa nos países subdesenvolvidos.
b) A oposição contra um acordo antipoluição vem agora de um grupo de nações emergentes, que estão em desenvolvimento.
c) A China resiste ao acordo, pois é um país que apresenta baixos índices de emissão de gases causadores do efeito estufa.
d) Os Estados Unidos fizeram uma promessa de reduzir, ainda nesta década, 80% dos gases lançados na atmosfera.

(FEI) Para responder à questão, analise a tabela a seguir sobre a emissão anual de Gases de Efeito Estufa (GEEs):

Fonte: United Nations Statistics Division, Millennium Development Goals indicators: Carbon dioxide emissions (CO2), thousand metric tons of CO2 (collected by CDIAC).

De acordo com a tabela, assinale a alternativa que expõe corretamente posição dos países no ranking global anual de emissões de CO2 antropogênico:

a) 1º-EUA, 2º-Brasil, 3º-China, 4º-Rússia, 5º-Japão e 6º-Alemanha.
b) 1º-EUA, 2º-Rússia, 3º-China, 4º-Japão, 5º-Índia e 6º-Alemanha.
c) 1º-China, 2º-EUA, 3º-Rússia, 4º-Índia, 5º-Japão e 6º-Alemanha.
d) 1º-China, 2º-Brasil, 3º-EUA, 4º-Índia, 5º-Alemanha e 6º-Arábia Saudita.
e) 1º-EUA, 2º-China, 3º-Rússia, 4º-Índia, 5º-Alemanha e 6º-Arábia Saudita.

(UNESP) Muitas espécies no mundo estão ameaçadas de extinção. Esse fato também se deve

I. à destruição dos hábitats naturais pelos homens.
II. à poluição das águas doces e marinhas.
III. à elevação da temperatura das águas oceânicas.
IV. ao aumento da acidez das águas oceânicas pela elevação dos níveis de CO2.
V. à localização de ilhas de calor sobre áreas agricultáveis.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II, III e IV.
b) I, II, IV e V.
d) III e IV.
e) II, III e V.
e) I, IV e V.

(MACKENZIE-SP)
I
Na Conferência sobre Mudanças Climáticas, ocorrida em Poznan, na Polônia, em dezembro de 2008, a atitude do governo brasileiro foi elogiada ao apresentar um plano que tem como meta principal a diminuição gradativa da taxa de desflorestamento no país, até chegar ao patamar de 5.000 km2 em 2017, acompanhada de medidas de reflorestamento que chegaria a aproximadamente 55.000 km2 em 2020.

II
Em 03 de agosto de 2009, o Ministério de Minas e Energia do Brasil publicou, no Diário Oficial da União, o Plano Decenal de Energia, que traça as perspectivas para o setor, duplicando o parque termelétrico do país, criando, entre 2008 a 2017, 82 novas usinas, com potência total de 15.305 MW, sendo 68 delas movidas com combustíveis fósseis.

Analisando I e II, assinale a alternativa correta.

a) Ambas abordam temáticas diferentes. A afirmativa I refere-se às questões da preocupação com o aquecimento global e a afirmativa II faz menções à política de racionamento de energia.
b) As afirmativas se complementam. As medidas adotadas na afirmativa I têm como meta minimizar a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e o reflorestamento irá abastecer o parque termelétrico descrito na afirmativa II.
c) As afirmativas se contrapõem. A afirmativa I descreve a preocupação do governo brasileiro, levando a assumir metas de redução do desmatamento e, indiretamente, das emissões de CO2 e a afirmativa II descreve uma prática equivocada de produção de energia, uma vez que os combustíveis fósseis são extremamente poluentes.
d) As afirmativas abordam a mesma temática. Ambas descrevem as medidas recentes adotadas pelo governo brasileiro em não aumentar a emissão de CO2 na atmosfera.
e) As afirmativas tratam de temáticas independentes. A afirmativa I refere-se às mudanças climáticas no território brasileiro e a afirmativa II destaca a necessidade de alterar a matriz energética do país.

(UERJ)

A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais.

A principal consequência sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:

a) agravamento do aquecimento global
b) acentuação do fenômeno da Ilha de Calor
c) aceleração do processo de desmatamento
d) aumento da destruição do ozônio estratosférico

(UEL) Observe a figura a seguir:

Description: Desertifica%C3%A7%C3%A3o
Solo após processo de desertificação

Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2009.)

Sobre o processo de desertificação, é correto afirmar:
a) Muito embora nas últimas décadas venha diminuindo significativamente o processo de desertificação no mundo, no Brasil tal processo vem aumentando, atingindo várias regiões, principalmente as áreas litorâneas.
b) Quando derivado da ação humana, o processo de desertificação decorre principalmente da substituição da vegetação original por outros cultivos de subsistência.
c) A desertificação é um fenômeno que transforma, por meio da ação humana ou por processo natural, determinado solo em deserto, causando vários tipos de problemas.
d) Com a formação de áreas áridas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, causando vários problemas e dificuldades no setor produtivo das regiões em que ocorre.
e) Muito embora o processo cause empobrecimento do solo, devido às técnicas avançadas de cultivo, o desenvolvimento da agricultura e a consequente produção de alimentos acaba não sendo afetada.

(UFRO) Sobre chuva ácida, analise as afirmativas.

I - É um dos principais problemas ambientais nos países industrializados, formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis.
II - É composta por diversos ácidos como óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre que provocam danos no solo, nas plantas, nas construções históricas, nos animais marinhos e terrestres.
III - Nas décadas de 70 e 80 do século XX, na cidade de Cubatão, litoral de São Paulo, provocou muitos danos ao meio ambiente, com casos de crianças que nasceram com defeitos físicos.
IV - Pode ocorrer em áreas afastadas dos centros industriais poluidores devido à circulação da atmosfera.

Estão corretas as afirmativas
a) I, II e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.

(PUCPR) Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4°C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa.

Fonte: Folha de S. Paulo, 28/09/2009.

Avalie as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:

I. Se parte da Amazônia morrer por causa de uma seca, isso exporá o solo e liberará mais carbono, o que pode contribuir com o aquecimento da Terra. Esse efeito é chamado de ciclo do carbono.
II. O degelo da calota polar proporcionará, à luz do sol, uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global.
III. A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Esse degelo é causado pelo aquecimento global, pois a camada de CO2 impede que parte da radiação solar que chega à Terra volte ao espaço e se disperse.
IV. A energia utilizada pelas indústrias do mundo não é limpa. 85% do que elas consomem está relacionado à queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral. No entanto, essa queima
já é retirada do ar por uma tecnologia chamada CCS (sigla em inglês para a captura e armazenamento do carbono), o que reduz em 10% os índices de poluição lançados pela indústria mundial. Essa tecnologia é protagonista, como agente inibidor, do aquecimento global.

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) Apenas a assertiva I está correta.
d) Todas as assertivas estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.

 (PUCRIO)


www.politicalcartoons.com

Um problema ambiental e seu efeito sobre a Terra, diretamente relacionados à charge, estão corretamente apresentados na opção:
a) A destruição da camada de ozônio pelo despejo de resíduos de CFC nos mares, rios e lagos promove a contaminação das águas, a perda da biodiversidade e alterações na dinâmica das massas de ar.
b) O acúmulo de enxofre e metano pela fertilização dos solos e a expansão das queimadas contaminam os lençóis freáticos, provocando a alteração do ecossistema de rios, lagos e mares e a destruição de florestas.
c) A intensificação do efeito estufa, decorrente da queima de combustíveis fósseis pelas indústrias, resulta em efeitos sobre a dinâmica das chuvas e dos ventos, além de alterar os níveis dos oceanos e extinguir espécies.
d) A formação de ilhas de calor, como decorrência do acúmulo de energia nas superfícies impermeabilizadas, reduz os efeitos da radiação solar sobre a superfície terrestre e aumenta gradativamente a umidade relativa do ar.
e) O aumento no uso de produtos químicos destinados a melhorar a produtividade da agricultura resulta na contaminação do solo, poluição dos mananciais de água e alteração da cadeia alimentar de pragas e predadores.

(UNESP) O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e água em suspensão na atmosfera que garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e da vida. O efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor.

Qual das ações a seguir seria mais viável para minimizar o efeito acelerado do aquecimento global provocado pelas atividades do homem moderno?

a) Redução dos investimentos no uso de tecnologias voltada para a captura e sequestro de carbono.
b) Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas, como o xisto pirobetuminoso e os micro-organismos manipulados geneticamente.
c) Reduzir o crescimento populacional e aumentar a construção de usinas termelétricas.
d) Reflorestamento maciço em áreas devastadas e o consumo de produtos que não contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).
e) Criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Brasil e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) pelos EUA.

(FATEC) Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No máximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opõem-se às vantagens econômicas e à manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre é de minimizar a gravidade das consequências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje é o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, é preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o quê, como, onde, quando produzir etc.

(TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as ideias do texto, é correto afirmar que

a) o crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.
b) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.
c) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores.
d) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida.
e) a gravidade do problema ecológico é levada a sério na prática dos Estados e da maior parte da sociedade.

(UNICAMP) Uma das definições de desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

(Adaptado de http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/)

a) O solo é um recurso fundamental para a subsistência da população mundial. Que práticas de conservação do solo podem garantir sua preservação para as gerações futuras?
b) Segundo o INPE, nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, foram registrados, na Amazônia Legal, 754 km² de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva. Indique o principal objetivo desse desmatamento e as consequências ambientais dessa ação.

Resolução

a) Rotação de culturas, plantio em curvas de nível, terraceamento, plantio direto, adubação orgânica, implementos agrícolas mais leves, redução das queimadas, redução do uso de agrotóxico

b) O principal objetivo desse desmatamento é a abertura de clareiras para a atividade agropecuária, extração de madeira, áreas de produção mineral, infraestrutura de transporte e hidroletricidade. As principais consequencias são: redução da biodiversidade, degradação do solo, erosão, assoreamento dos rios, alteração de microclima, aquecimento global, emissão de gás carbônico.

 (PUCPR) Entre os principais efeitos causados pela devastação ambiental do Planeta Terra, podemos apontar o risco de escassez de água doce. Pesquisas indicam que, além da poluição das águas superficiais, as "causas antrópicas", ou seja, as atividades humanas vêm provocando também a contaminação das águas subterrâneas.

O(s) principal(is) foco(s) de contaminação das águas subterrâneas é (são), EXCETO:

a) Emissão de gases tóxicos.
b) Lixões e cemitérios.
c) Postos de gasolina e fossas.
d) Agrotóxicos e fertilizantes.
e) Rejeitos e aterros industriais.

(PUCPR) Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4°C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Folha de S. Paulo, 28/09/2009.

Avalie as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:

I. Se parte da Amazônia morrer por causa de uma seca, isso exporá o solo e liberará mais carbono, o que pode contribuir com o aquecimento da Terra. Esse efeito é chamado de ciclo do carbono.
II. O degelo da calota polar proporcionará, à luz do sol, uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global.
III. A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Esse degelo é causado pelo aquecimento global, pois a camada de CO2 impede que parte da radiação solar que chega à Terra volte ao espaço e se disperse.
IV. A energia utilizada pelas indústrias do mundo não é limpa. 85% do que elas consomem está relacionado à queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral. No entanto, essa queima já é retirada do ar por uma tecnologia chamada CCS (sigla em inglês para a captura e armazenamento do carbono), o que reduz em 10% os índices de poluição lançados pela indústria mundial. Essa tecnologia é protagonista, como agente inibidor, do aquecimento global.

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
c) Apenas a assertiva I está correta. 
d) Todas as assertivas estão corretas. 
e) Apenas a assertiva II está correta. 


VESTIBULAR 2009

(UFJF) Leia o gráfico a seguir que apresenta a relação entre população e emissões de CO2 per
capita.

Fonte: Scientific American Brasil. Como deter o aquecimento global.
São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto, 2007. Edição Especial.


De acordo com o gráfico e o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) é
CORRETO afirmar que:
a) a Ásia, com 6 bilhões de habitantes, é a região de maior emissão de CO2 per capita do mundo moderno.
b) as elevadas emissões de dióxido de carbono são provenientes da queima de combustíveis fósseis.
c) há uma relação diretamente proporcional entre população total e a emissão de dióxido de carbono.
d) os países da Oceania emitem pequena quantidade de CO2 porque preservam suas florestas.
e) os países menos desenvolvidos emitem CO2 devido ao baixo padrão tecnológico de suas indústrias.

(UEMG)

AQUECIMENTO GLOBAL
É o fenômeno responsável pelo aumento na temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, nas últimas décadas. Os poluentes do ar se acumulam na atmosfera, formando uma capa cada vez mais grossa, que ‘segura’ o calor do sol, causando o aquecimento do planeta.

Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global:
a) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.
b) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.
c) Secas severas, que causam maior escassez de água.
d) Aumento do nível do mar, causando inundações costeiras.

(UFMT) Leia o texto abaixo.

(Aquecimento Global, ano 1 – n.º 5, p. 43.)

A partir das informações contidas no texto, analise as afirmativas.

I - Se o carro de passeio deixar de rodar 1 dia (de 2a. à 6a. feira), durante um ano, deixará de emitir 600 kg de CO2.
II - A quantidade mínima de árvores a ser plantada para compensar a emissão de CO2 gerada por uma família de 4 pessoas, durante um mês, é superior a 100.
III - A quantidade mínima de árvores a ser plantada para compensar a emissão de CO2 do caminhão, durante um mês, é igual a 18.
IV - Em um ano, a quantidade, em média, de CO2 gerada por uma pessoa equivale à quantidade gerada por aproximadamente 11 carros de passeio.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I e IV, apenas

VESTIBULAR 2008

(INATEL) Com o aumento do processo industrial e da queima de combustíveis fósseis surgem diversas alterações ambientais importantes, tanto em áreas de grande concentração urbana como no globo. Assinale a alternativa que relacione de forma INCORRETA os principais problemas ambientais da atualidade.

a) A descarga de compostos sulfurosos na atmosfera em função da atividade econômica acarreta a
formação das chuvas ácidas, modificando o pH das águas, arrasando a vegetação ao dificultar sua respiração e arrastando elementos essenciais à fertilidade do solo.
b) O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra 33ºC mais alta; porém, a emissão de vários gases pela atividade humana forma uma barrreira gasosa que retém grande parcela da energia irradiada, aumentando as médias globais.
c) A grande concentração de ozônio na estratosfera, entre 10 e 50 km de altitude, é um escudo natural para a vida na Terra. No entanto, o aumento da emissão de CO2 e metano tende a empurrar a camada de ozônio para a ionosfera, aumentando as médias térmicas do planeta.
d) As inversões térmicas são fenômenos naturais que, nas grandes cidades, onde há elevada concentração de materiais particulados no ar, causam vários danos à saúde. Consiste no posicionamento de uma camada de ar quente sobre uma camada de ar mais frio, impedindo a dispersão dos poluentes.
e) Nas metrópoles de regiões temperadas a poluição por fontes estacionárias é mais importante, pois há maior necessidade de aquecimento; já em regiões tropicais, as fontes móveis são os maiores agentes poluidores, em função dos diversos sistemas de transporte como ônibus, automóveis e caminhões.

(UFVJM) A queima de combustíveis fósseis condiciona diversos fenômenos atmosféricos nocivos ao meio  ambiente.

ASSINALE a alternativa que apresenta um fenômeno atmosférico que NÃO se origina da queima de combustíveis fósseis.

a) Chuva ácida.
b) Ilhas de calor.
c) Efeito estufa.
d) Camada de ozônio.

(FALM)

A preocupação com o aquecimento global inicia-se provavelmente em 1957 por meio de estudos realizados pelo norte-americano Roger Revelle os quais revelaram que as intensas emissões de dióxido de Carbono estavam contribuindo para o aumento da temperatura da Terra. A partir daí pessoas e entidades começaram a se mobilizar em função da preservação do meio ambiente. Surge o primeiro partido verde na década de 70.Em 1992 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável é realizada na cidade do Rio de Janeiro a Eco 92. Já em 1997 ocorre a assinatura do Protocolo de Kioto que visa a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Em 2007 com o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas) algumas possíveis conseqüências catastróficas foram constatadas. Assinale a alternativa incorreta com relação ao aquecimento global.

a) O aumento da temperatura causará epidemias de doenças tropicais como a malária em várias regiões onde o mosquito está erradicado.
b) A queima de combustíveis fósseis é uma das principais causadoras do efeito estufa, tendo como conseqüência o degelo das calotas polares.
c) A pecuária é responsável por aproximadamente 18% da emissão de gases do efeito estufa
d) A cobertura de gases que envolvem a Terra impedindo que a radiação solar se dissipe no espaço denomina-se efeito estufa.
e) O nível dos mares deve subir em média 38 centímetros, podendo ocasionar algum tipo de impacto em cidades costeiras.

(FALM) No texto que segue:

Nos pólos estão gravadas as informações que permitem entender o passado e fazer uma aposta segura de como será o futuro da Terra. O Ártico e a Antártica são ao mesmo tempo o termômetro das atuais alterações ocorridas no clima e um arquivo minucioso da história da atmosfera nos últimos milhões de anos. O que se ouve nos pólos agora e, infelizmente, um grito agônico: as mudanças que estão acontecendo por lá são mais rápidas e intensas do que as sentidas em qualquer outra parte do mundo. No Ártico, o ritmo da elevação da temperatura na atmosfera é o dobro da média global. A calota gelada do Oceano Ártico deve desaparecer totalmente durante o verão a partir de 2060. Na escala geológica, meio século é um piscar de olhos.
As crianças de hoje serão testemunhas dessa mudança brutal e talvez não possam ver ursos polares fora de zoológicos...
A fronteira final, Revista Veja, de 11.04.2007, página 80

Em relação ao tema, assinale a alternativa correta:

a) O urso polar não irá desaparecer, já que pode ser facilmente encontrado tanto no pólo Ártico quanto na Antártica.
b) Os pólos não são de grande relevância, já que são pobres em seres vivos, com predominância apenas de gelo.
c) A Tundra é um bioma presente no pólo sul, em oposição à Taiga presente no pólo norte, onde não há manifestação de nenhum tipo de vida.
d) O efeito estufa é um fenômeno natural, que garante as condições de temperatura e clima necessárias para a existência de vida na Terra, porém, nos últimos tempos ele tem se elevado muito, em função da interferência antrópica.
e) O derretimento dos pólos está atrelado a interferência antrópica (pelo homem), pois o excesso de gente atualmente lá pesquisando, resulta em grande produção de CO2, o grande causador deste fenômeno.

(FALM) Em relação ao aquecimento global, assinale a alternativa correta:

a) O grande responsável pelo aquecimento global, que tanto se fala atualmente, está diretamente ligado ao ozônio.
b) Na verdade, o grande agente causador do efeito estufa que eleva a temperatura do planeta é o dióxido de carbono.
c) O aquecimento global é um fenômeno natural, portanto, não tem nada a ver com poluentes presentes no planeta.
d) O aquecimento global está diretamente ligado aos vulcões, que ultimamente têm provocado erupções violentas, gerando elevação de temperatura do planeta.
e) A conservação da floresta amazônica e o aumento de parques nas cidades têm reduzido a  temperatura do planeta, portanto os poluentes provocados pelo homem, tiveram pouco impacto neste processo.

(UNIFOR) Reflita sobre a ilustração.

A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração


a) demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global.
b) defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta.
c) critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente.
d) denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente.
e) concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.

(UFPI) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta.

Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.
f) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.
d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semi-áridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

 (FMTM) Observe a figura a seguir para responder a questão.



Assinale a alternativa que interpreta corretamente o sentido da charge.

a) A Rússia reivindica a soberania sobre parte importante do Ártico, com a finalidade de garantir o controle de reservas minerais no leito oceânico, cuja exploração vai se tornando possível com o recuo do gelo.
b) O fim da União Soviética fez decair o poder militar da Rússia, que agora pouco pode fazer para controlar as passagens estratégicas no Oceano Ártico, cada vez mais sob o controle dos Estados Unidos e da OTAN.
c) O território russo no Ártico, que servia apenas como uma grande linha de defesa na época da Guerra Fria, agora tem se tornado interessante, pois também aproxima o país de economias desenvolvidas, como o Canadá e o Japão.
d) A Rússia tem sido um dos países mais afetados pelo aquecimento global, pois está perdendo parte de seu território, que se estendia até o Pólo Norte, pelo recuo da calota de gelo sobre o Oceano Ártico.
e) O governo da Rússia quer que a ONU transforme o Ártico em reserva internacional da biosfera, como forma de conter a crescente exploração de recursos da região pelos Estados Unidos e Canadá.

 (URCA) Todos os dias nós acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Os cientistas são unânimes em afirmar que essas mudanças são resultados do aquecimento global. SOBRE AS CONSEQÜÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA

a) O aquecimento global tem como principal causa à poluição atmosférica, esta camada de poluentes facilita a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
b) Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está provocando o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, pode ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.
c) Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, e países africanos) a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta.
d) Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.
e) Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

(UNIFESP) O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que

a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.
b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.
c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.
d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.
e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.

(UFLA) Uma definição bastante simples e aceita para o termo “ecossistema” é a de que se trata de uma estrutura espacial, na qual elementos combinam-se entre si de diferentes maneiras, e qualquer modificação neles implica na alteração do conjunto como um todo.

Tendo por base a informação acima, assinale a alternativa que NÃO se enquadra como efeito de um desmatamento.

a) Sua ocorrência modifica o ciclo hidrológico, o que diminui a quantidade de chuva e altera o clima local.
b) Outro efeito possível está no deslocamento de animais e insetos para outros locais que, muitas vezes, não oferecem as condições de habitat necessárias.
c) Um fenômeno pouco conhecido é a acidificação e destruição dos solos, que ocorre em função da neblina que atua como “veículo” de poluentes próprios de centros urbanos.
d) A lixiviação do solo ocorre com a perda da cobertura vegetal, o que gera perda de fertilidade do solo, erosão e assoreamento de rios e lagos, o que gera, por sua vez, inundações.

2 comentários:

8º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR-VITÓRIA DO JARÍ disse...

MUITO BOM SEU MATERIAL, PARABÉNS!!!!

Rodrigo disse...

Obrigado! Estou com um blog novo: www.geografiaeanarquia.blogspot.com Ele substituirá este aqui pois, infelizmente, não tenho mais a senha de acesso que foi roubada. Abraço.