VESTIBULAR 2014
(IFPE) Em 1917, a última monarquia absolutista
europeia foi derrubada com a deflagração de uma revolução socialista que
instalou uma república de bases populares, capitaneada pelo Partido
Bolchevique. Qual é esta revolução?
a)
Revolução Francesa
b)
Revolução dos Cravos
c) Revolução Russa
d) Guerra
das Duas Rosas
e)
Revolução Inglesa
(UPF)
Leia alguns dos artigos do Tratado
de Versalhes.
Art. 45 –
(...) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos
de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer
tipo, as minas de carvão
situadas
na bacia do rio Sarre.
Art. 119
– A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas
todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar.
Art. 198
– As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou
navais.
Art. 232
– Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará
compensações por todos os danos causados à população civil das Potências
Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de
cada uma.
(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História
Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117)
A partir
da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de
Versalhes:
a)
encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as
colônias ultramarinas para os países Aliados.
b)
extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações
Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c)
estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, resultando
na Primeira Guerra Mundial.
d)
permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda
Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e
soviética.
e) impôs
duras sanções à Alemanha, no final da Primeira Guerra Mundial, fazendo
ressurgir um nacionalismo exacerbado e reorganizando as forças políticas do
país.
VESTIBULAR 2013
(UDESC) Analise as proposições sobre a II Guerra
Mundial (1939-1945), e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A
II Guerra Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por
exemplo, os campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das
bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.
( ) O
Brasil, que durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio
Vargas, apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a
enviar tropas para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a
navios brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade.
( ) A
guerra iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia. Nos
primeiros anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra
os Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o
governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram
guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour.
( ) Um
dos fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de
Adolf Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas
como nazistas e que pregavam a superioridade da raça germânica em
relação a outros grupos, como os judeus, comunistas e ciganos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta,
de cima para baixo.
a) F – F – V – V
b) V – V – F – V
c)
V – F – V – V
d) V – F – V – F
e) V – V – V – V
(UPF) Após a Primeira
Guerra Mundial os Estados Unidos da América destacaram-se no contexto
internacional como um dos vencedores do conflito e como principal país
industrial do mundo. Sua riqueza contrastava com a Europa, devastada com o
conflito e ainda buscando sua reconstrução. Todavia, a prosperidade dos anos
1920 não duraria muito para os estadunidenses. Em 1929 a queda brusca dos
valores das ações negociadas na Bolsa de Nova York desencadeou uma das mais
graves crises do capitalismo mundial. Sobre o contexto mencionado acima é correto afirmar que:
a) a
Primeira Guerra Mundial foi muito vantajosa para os estadunidenses, pois, para
suprir a demanda de produtos e alimentos da Europa em guerra, os EUA tiveram
sua indústria ampliada, diversificada e consolidada.
b) as
vendas de produtos foram estimuladas pela oferta de crédito facilitado e de
parcelamento das compras de bens duráveis.
c) a
situação de depressão econômica nos EUA começou a ser diminuída com a eleição
do democrata Franklin Delano Roosevelt e a posterior implantação do New Deal (Novo Acordo).
d) o
cotidiano dos cidadãos norte-americanos foi bruscamente alterado pela crise
iniciada em 1929. A Cruz Vermelha organizava filas para a distribuição de
comida e roupas, em um contraste com o anunciado american way of life (estilo de vida americano), que tinha como pressupostos o
consumismo e o liberalismo econômico.
e) todas as alternativas
estão corretas.
(UEA) Durante a
Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos deixaram de ser o primeiro país
devedor do mundo para transformarem-se no principal credor. Um credor precisa
importar um valor maior do que exporta para que seus devedores tenham como
pagar. De outra forma o credor será forçado a cancelar as dívidas ou a fazer
novos empréstimos para que os velhos débitos sejam saldados.
(John Kenneth Galbraith. História do século
XX – 1919-1934, s/d. Adaptado.)
Percebe-se pelo texto acima que a ordem
econômica inter- nacional modificou-se após a Primeira Guerra Mundial e os
Estados Unidos experimentaram, então, uma fase de grande crescimento econômico.
Esse período de euforia econômica foi, no entanto, interrompido pela crise de
1929, que se propagou para fora dos Estados Unidos devido à
a) destruição da economia europeia pela guerra e
às despesas norte-americanas nas guerras do Oriente Médio.
b) especulação financeira dos bancos
internacionais e às restrições impostas à indústria norte-americana pelo
governo.
c) falência dos pequenos proprietários rurais no
meio oeste norte-americano e ao fim das importações de maquinários agrícolas
pelos Estados Unidos.
d) retirada de capitais
norte-americanos aplicados no exterior e à diminuição de suas importações.
e) intervenção estatal na economia norte-americana e à crise do
liberalismo no mundo economicamente globalizado.
(UFSJ) Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é CORRETO afirmar que
a) a
formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente foi um esforço para trazer a
paz e evitar o conflito europeu no qual todos perderiam.
b)
oestopimdaGuerraocorreuemjunhode1914,em Saravejo, com o assassinato do
arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.
c) a
Alemanha, aliada da Itália, declarou-se neutra, não participando do conflito,
e, por isso mesmo, saiu como grande vitoriosa.
d) o Império Russo saiu da Guerra
em 1918, pois tinha interesse em desenvolver sua indústria e modernizar sua
economia.
(UDESC) O início do século XXI vem sendo marcado por uma
grave crise financeira e econômica mundial, culminada por diferentes eventos.
Alguns analistas comparam parte de seus efeitos com aqueles decorrentes da
crise da primeira metade do século XX marcada pela _____________. Ao contrário
da precedente, a atual crise não pode ser marcada por um único evento, mas sim
eventos, como, por exemplo, o estouro da “bolha da internet” (Índice Nasdaq),
em 2001, a quebra de bancos de investimentos importantes nos EUA, em 2008,
dentre outros. Em suas diferenças e especificidades, porém, pode-se afirmar que
ambas as crises são _____________ e geraram _____________. Igualmente que
afetaram, sem precedentes, a economia de diferentes países, sendo grande parte
por causa da ______________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
espaços em branco, na sequência estabelecida, com as respectivas informações
que se integram ao contexto.
a) crise dos suprimes – nacionais – superinflação –
crise das moedas como dólar e o euro
b) quebra da Bolsa de Valores de
Nova Iorque, em 1929 – mundiais – recessão – interdependência entre os mercados
c) Primeira Guerra Mundial, em 1914 – mundiais – guerra
– indústria armamentista
d) crise do café no Brasil, em 1929 – regionais –
crescimento – comodities
e)
quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, 1929 – diferentes, pois uma era
local e outra mundial – medo do comunismo e agora medo do esfacelamento da
União Européia – crise política e econômica na Europa e EUA
(UNISINOS) “A essência da visão pessoal de mundo
de Hitler compreendia a crença na história co- mo uma luta racial, o
anti-semitismo radical, a convicção de que o futuro da Alemanha só poderia ser
garantido através da conquista de Lebensraum (“espaço vital”) à custa da
Rússia, e a união de todas essas linhas de pensamento na noção de uma luta de
vida ou morte, até o fim, contra o marxismo – personificado, da maneira mais
concreta, no ‘bolchevismo judaico’ da União Soviética”.
(KERSHAW, Ian. Hitler.
Um perfil do poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993, p. 25.)
Que circunstâncias históricas do início do século XX
podem ser associadas ao surgimento e desenvolvimento dessas ideias, na
Alemanha?
a) 1a
Guerra Mundial – Tratado de Versalhes – Revolução Russa.
b)
Guerra Franco-Prussiana – Imperialismo – Crise do Capitalismo.
c) 2a
Guerra Mundial – Criação da ONU – Divisão da Alemanha.
d)
República de Weimer – Sionismo – Guerra Fria.
e) Crise
de 1929 – Criação do Estado de Israel – Guerra Árabe-Israelense.
(UNIOESTE) “No final da década de 20, ocorreu
uma das maiores crises vividas pelo capitalismo: a Grande Depressão. Este
fenômeno foi determinado por uma crise de superprodução que atingiu todos os
países capitalistas.”
MARQUES, Adhemar; BERUTTI,
Flávio; FARIA, Ricardo. História Contemporânea Através de Textos. 11a
edição. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155.
Tendo por base o fragmento transcrito acima,
sobre a crise de 1929, é correto afirmar que
a) a crise de 1929 não afetou a economia
brasileira, pois naquela época o Brasil ainda não era um país capitalista.
b) somente os países capitalistas europeus foram
afetados pela crise de 1929. Os Estados Unidos evitaram a eclosão da crise com
a implantação do New Deal.
c) trata-se de uma crise de superprodução que
afetou apenas as indústrias dos países capitalistas. Como na época a economia
brasileira baseava-se na produção de café, o Brasil não foi afetado pela crise.
d) trata-se de uma crise que
provocou o colapso da economia dos países capitalistas. No caso dos Estados
Unidos, marcou o fim do clima de prosperidade da década de 1920, caracterizado
pelo grande crescimento da produção.
e) a crise econômica que aconteceu no final da
década de 1920 abalou seriamente os países capitalistas, entre eles a Rússia.
Assim, essa crise foi uma das principais causas da revolução russa, que
implantou o comunismo naquele país.
VESTIBULAR 2012
(FACID)
“Dia 24 de Outubro de
1929 foi a quinta-feira em que a Bolsa de Valores de Nova York quebrou, o dia
que oficialmente começou a Crise de 29. Esse fato levou o mundo inteiro à
crise, especialmente os Estados Unidos.
A quebra da bolsa de valores de Nova York resultou numa
crise econômica sem precedentes na história dos Estados Unidos da América,
culminando com a Grande Depressão. Vários fatores contribuíram para desencadear
essa crise, EXCETO:
a) as intervenções do Estado no mercado
de ações contribuíam para a baixa dos preços das ações na bolsa de valores,
provocando a quebra de Wall Street.
b) a compressão dos salários da massa trabalhadora dos
Estados Unidos limitava e diminuía o consumo interno, provocando crescentes
acúmulos de estoques.
c) a recuperação da produção européia voltava a concorrer
nos mercados internacionais com os industriais norte-americanos, encolhendo o
mercado externo para os EUA.
d) a superprodução agrícola, que foi resultante da
modernização no campo e da grande oferta de produtos agrícolas, provocou a
queda dos preços e o endividamento dos agricultores.
e) o aumento constante do ritmo de
produção da indústria norte-americana acompanhado do subconsumo interno e das
limitações externas contribuíam para a crise de superprodução.
(FACID) O direito ao solo e à terra
pode tornar-se um dever quando um grande povo parece destinado à ruína por
falta de extensão territorial. Especialmente quando não se trata de qualquer
populaçãozinha negra, mas da Alemanha, mãe da vida, mãe de toda civilização
atual.
A Alemanha tem todas as oportunidades de arrebatar a Ucrânia
à Rússia soviética porque o comunismo é dirigido pelos judeus: ora, a longo
prazo, o judeu não saberia conservar o Estado potente; ele não é um elemento
organizado, não passa de um fermento em decomposição. O fim do domínio dos
judeus sobre a Rússia será também o fim da Rússia como Estado.”
(HITLER, Adolf. Mein Kampf: Minha Luta. 1925)
A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, fruto de uma
conjuntura favorável ao fortalecimento dos regimes ditatoriais na Europa,
resultou no totalitarismo de Adolf Hitler. Dentre os aspectos do Nazismo Alemão
citados a seguir, assinale aquele que NÃO ESTÁ CORRETO historicamente.
a) O anti-semitismo se consubstanciava na inferioridade e perseguição
aos judeus e à defesa da raça ariana.
b) A suástica, espécie de cruz com os braços voltados para a
direita, foi adotada como símbolo do nazismo.
c) O ódio dos nazistas aos negros, judeus, imigrantes e
homossexuais, servia como válvula de escape aos problemas alemães.
d) O anti-comunismo provocou a
aproximação dos nazistas com os Estados liberais europeus, numa forte aliança
contra os soviéticos.
e) A teoria do “espaço vital” difundia
entre os alemães a necessidade de novos territórios para o desenvolvimento da
raça ariana.
(UCPEL) Na
Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Tríplice Aliança lutou contra a Tríplice
Entente. Os países que formaram a Tríplice Aliança foram
a) Rússia, França e Inglaterra.
b) Alemanha, Inglaterra e França.
c) Alemanha, Império
Austro-Húngaro e Itália.
d) Itália, Rússia e França.
e) Inglaterra, Espanha e Rússia.
(UERJ)
A Europa antes...
e depois da Primeira Guerra Mundial
Adaptado de: Jornal do Século, encarte do Jornal do
Brasil, 12 nov. 2000.
A Primeira Guerra Mundial provocou uma
reorganização político-territorial da Europa, como se observa nos mapas. Duas
ideias orientaram essa reorganização: a do Estado-nação e, no caso da fronteira
russa, a do cordão sanitário.
A partir da análise dos mapas, identifique a mudança ocorrida na organização política europeia após a Primeira Guerra.
Em seguida, indique o motivo que levou ao estabelecimento da política do cordão sanitário naquele momento.
Resolução:
Mudança: desmembramento de Estados multinacionais,
com a formação de diferentes Estados-nação.
Motivo: temor das nações capitalistas europeias quanto ao avanço do bolchevismo russo para seus territórios.
Motivo: temor das nações capitalistas europeias quanto ao avanço do bolchevismo russo para seus territórios.
(UERJ)
Exibido pela primeira vez em outubro de 1940, o filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin,
faz uma crítica a um projeto político vigente na época.
Observe o fotograma de uma cena do filme e o discurso apresentado em seu final:
http://passosdesvairados.blogspot.com
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.
Discurso final do filme O Grande Ditador
Adaptado de
www.pedagogiaemfoco.pro.br
Identifique o projeto político-ideológico
criticado e apresente duas características desse projeto que se opunham aos
ideais defendidos no discurso final.
Resolução:
O projeto político criticado é o Nazismo.
Característica desse projeto:
• militarismo
• governo totalitário
• Estado intervencionista
• nacionalismo expansionista
• restrição das liberdades individuais
Característica desse projeto:
• militarismo
• governo totalitário
• Estado intervencionista
• nacionalismo expansionista
• restrição das liberdades individuais
(PUCSP)
A
charge, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao
tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que
a)
assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra
Mundial e a partição da Polônia.
b)
consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil
Espanhola e ampliou a influência política alemã no leste europeu.
c)
impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço
militar nazifascista na Europa.
d)
determinou a nova divisão política do leste europeu, no período posterior à
Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região.
e) estabeleceu a
intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não agressão mútua entre
os dois países.
(IFBA)
“As luzes se apagam em toda a Europa”, disse Edward Grey,
secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, observando as luzes de Whitehall
na noite em que a Grã- Bretanha e a Alemanha foram à guerra. “Não voltaremos a
vê-las acender-se em nosso tempo de vida”. Em Viena, o grande satirista Karl
Kraus preparava-se para documentar e denunciar essa guerra num extraordinário
drama-reportagem a que deu o título de Os Últimos Dias da Humanidade. Ambos
viram a guerra mundial como o fim do mundo, e não foram os únicos.
“[...] A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício
da civilização do século XX desmoronou nas chamas das guerras mundiais, quando
suas colunas ruíram. Não há como compreender o breve século XX sem ela. Ele foi
marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando
os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais
especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem
começar com a da guerra mundial de 31 anos. [...]”
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995, p. 30.
Para o historiador Eric Hobsbawm, as duas guerras mundiais ocorridas
no século XX se referem a um mesmo processo, que se inicia em 1914 e se encerra
em 1945. Esta análise se sustenta historicamente no fato de que
a) a Inglaterra e a França romperam a paz logo após o final
da Primeira Guerra para impedir a política expansionista do nazismo alemão nos
territórios da União Soviética, resultando num novo conflito de extensão
mundial
b) o aprofundamento do nacionalismo nos
países derrotados na Primeira Guerra, resultante das duras penalizações a eles
impostas pelos vencedores, criou condições para a retomada dos acirramentos e
dos conflitos armados.
c) a Liga das Nações, criada no fim da Primeira Guerra, uniu
os países vencidos contra os vencedores com o objetivo de manter vivas as
rivalidades econômicas e militares que acabariam desembocando na Segunda Grande
Guerra.
d) a Alemanha não assinou o tratado de paz proposto pelos
países vencedores no final da Primeira Grande Guerra, mantendo ataques
periódicos às bases militares que protegiam as fronteiras da França, alimentando
novas rivalidades.
e) o
Tratado de Versalhes, assinado no fim da Primeira Guerra, promoveu a chamada
“paz armada”, caracterizada pela corrida armamentista dos países europeus que
procuravam estar suficientemente fortes para a retomada dos ataques.
(UNICAMP)
A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as
revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto
sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em
certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que
isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes
dominantes e do status quo.
(Adaptado de
Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)
a)
Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.
b)
Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.
Respostas:
a) A
participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial provocou transformações no
regime político, econômico e social do país. As perdas ocasionadas pela guerra
proporcionaram o questionamento do poder absoluto dos czares e da condição
econômica e social (inflação, fome, greves), criando condições para a eclosão
da Revolução de 1917.
b) Os candidatos poderiam citar e
explicar que o princípio socialista da Revolução previa o fim da propriedade
privada; a nacionalização dos bens de produção; a reforma agrária; a vanguarda
do partido bolchevique; o Estado como representante do povo e a retirada da Rússia da
Primeira Guerra.
(FGV-RJ) O
período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se
por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que
apresenta somente elementos vinculados a esse período:
a) New Deal; Globalização; Guerra do
Vietnã.
b) Guerra do Vietnã; Revolução
Cubana; Muro de Berlim.
c) Guerra Civil Espanhola;
Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos
Mísseis.
e) Doutrina Truman; República de
Weimar; Revolução Sandinista.
VESTIBULAR 2011
(UNESP) A Alemanha viveu, entre o final da década de
1910 e a década de 1930, uma séria crise social, política e econômica. Essa
crise se associava, entre outros fatores,
a) ao bom desempenho eleitoral dos partidos de
extrema esquerda e à instalação do regime monárquico.
b) à ausência de mercado externo para seus
produtos agrícolas e ao baixo grau de industrialização.
c) aos investimentos em armas e preparação
militar realiza- dos ao longo dos anos 1920.
d) às perdas provocadas pela
derrota na Primeira Guerra Mundial e ao grave processo inflacionário.
e) aosucessodarevoluçãosocialistade1918eàinstauração de uma
república democrática popular.
--------
(UERJ)
A charge de J. Carlos na capa da revista Careta representa a ofensiva dos aliados, em julho de 1944, que
delineou os rumos da Segunda Guerra Mundial.
No que se refere às relações internacionais, a vitória dos aliados
provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos:
a) extinção dos regimes totalitários
b) redefinição da ordem geopolítica
c) controle do expansionismo tecnológico
d) multipolaridade das relações diplomáticas
3. (Uerj 2011) Durante os últimos três meses, visitei uns
vinte estados deste belo país extraordinariamente rico. As estradas do oeste e
do sudoeste pululam de pessoas famintas pedindo carona. As fogueiras dos
acampamentos dos desabrigados são visíveis ao longo de todas as estradas de
ferro. Os fazendeiros estão sendo pauperizados pela pobreza das populações
industriais, e as populações industriais, pauperizadas pela pobreza dos
fazendeiros. Nenhum deles tem dinheiro para comprar o produto do outro;
consequentemente há excesso de produção e carência de consumo, ao mesmo tempo e
no mesmo país.
Relato feito em 1932 por Oscar Ameringer à Câmara dos Representantes dos
Estados Unidos.
Adaptado de MARQUES, A. M. et al.
História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 1990.
O depoimento acima faz referência a efeitos da Crise de 1929 para a
sociedade norte-americana. Apresente dois fatores que contribuíram para
deflagrar essa crise e cite seu principal desdobramento para a economia
europeia naquele momento.
Resposta:
Dois fatores que podem ser apresentados:
- especulação financeira.
- superprodução agrícola e industrial.
- desaceleração do consumo.
- e a consequente quebra da Bolsa de Nova York.
A crise econômica foi resultante da superprodução que caracterizou a
economia estadunidense nos anos 20 e está relacionada ao grande impulso da
indústria durante a Primeira Guerra Mundial.
Os efeitos da crise de 29 foram sentidos em praticamente todo mundo. Na
Europa, os países dependentes dos Estados Unidos para a recuperação, tiveram
novamente suas economias abaladas e conheceram um processo marcado por
falências e desemprego.
(FUVEST) Este livro não pretende ser um libelo nem uma
confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para
aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi
uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos
pela guerra.
Erich Maria Remarque, Nada de novo
no front. São Paulo: Abril, 1974 [1929], p.9.
Publicado originalmente em 1929, logo transformado em best seller mundial, o livro de Remarque
é, em boa parte, autobiográfico, já que seu autor foi combatente do exército
alemão na Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. Discuta a ideia
transmitida por “uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas,
foram destruídos pela guerra”, considerando:
a) As formas tradicionais de realização de guerras internacionais,
vigentes até 1914 e, a partir daí, modificadas.
b) A relação da guerra com a economia mundial, entre as últimas décadas
do século XIX e as primeiras do século XX.
Resposta:
a)
Antes da Primeira Guerra Mundial as batalhas eram conhecidas como
“guerras de movimento”, com o deslocamento de grande contingente humano, com
armas pessoais e enfrentamentos “corpo-a-corpo”. Nesse sentido, o volume de
combatentes era decisivo. Com o avanço da tecnologia bélica durante a Primeira
Guerra Mundial, houve grande modificação nos conflitos, com a percepção de que
as armas de destruição em massa é que determinavam as possibilidades de
vitória, com a destruição da infraestrutura inimiga e não necessariamente com a
eliminação do exército adversário.
b)
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que tem forte relação ao
momento vivido pelo capitalismo do final do século XIX e início do XX, pois um
dos principais motivos geradores do conflito foi a disputa imperialista entre
as nações europeias, envolvidas no neocolonialismo com o objetivo de expandirem
suas fontes de matéria-prima, de mão de obra barata e de mercado consumidor. ,
(IFSP) Em seu discurso de posse,
em 1933, o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, tentou encorajar seus
compatriotas: “O único medo que devemos ter é do próprio temor.Uma multidão de
cidadãos desempregados enfrenta o grave problema da subsistência e um número
igualmente grande recebe pequeno salário pelo seu trabalho.Somente um otimista
pode negar as realidades sombrias do momento.”
O problema que atemorizava os EUA, cujos efeitos foram desemprego e
baixos salários, referido pelo presidente Roosevelt, era:
a) a Primeira Guerra Mundial, em que os EUA lutaram ao lado da Tríplice
Entente contra a Tríplice
Aliança, obtendo a vitória após três anos de combate. Entretanto, a
vitória não trouxe crescimento
econômico, mas, sim, desemprego e fome.
b) a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos lutaram ao lado
dos Aliados contra o Eixo
nazifascista. Embora vencedores, o ônus financeiro da guerra foi muito
pesado.
c) a Guerra do Vietnã, quando os EUA apoiaram o Vietnã do Sul contra o
avanço comunista do
Vietnã do Norte , tendo gasto milhões de dólares em uma guerra infrutífera.
d) a depressão de 1929, causada pela existência de uma superprodução,
acompanhada de um
subconsumo, crise típica de um Estado Liberal.
e) a primeira Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait e os EUA
, na defesa de seus
interesses petrolíferos, invadiram o Iraque na defesa de seu pequeno
estado aliado.
(UFU) Sobre as características da propaganda
nazista, assinale a alternativa correta.
a) A ascensão de Hitler se deu pela natureza científica de suas
afirmações, sendo a propaganda e o terror utilizados apenas quando se tratava
da oposição política.
b) A propaganda utiliza fundamentos dissociados da cultura e das
disposições sociais da população, por esta razão usa de insinuações indiretas,
veladas.
c) O terror e a propaganda tiveram semelhante grau de importância no
estabelecimento da ideologia nazista, ao mostrar à população os benefícios de
quem a ela aderisse e o horror destinado aos inimigos.
d) A ameaça, a efetiva violência, o uso político da ciência e a
propaganda alinhada aos princípios culturais de um povo nunca foram usados como
estratégia de doutrinação das massas.
VESTIBULAR 2010
(PUC-PR-CURSOS
SUPERIORES DE TECNOLOGIA) A Europa da passagem do século
XIX para o XX viveu um período de conflitos que levaram à eclosão da Primeira
Guerra Mundial em 1914. Nesse período, formam-se as chamadas políticas de
alianças, que resultaram em duas grandes coligações: a Tríplice Aliança e a
Tríplice Entente.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE os países que formavam
a Tríplice Entente:
a) Grã-Bretanha, França e Rússia.
b) Grã-Bretanha, Estados Unidos e França.
c) Alemanha, França e Rússia.
d) Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha.
e) Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália.
(UFAL) A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais
importantes da história do século XX.
Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu
considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre
esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O cenário desolador composto na Rússia após sua desastrosa
participação na Primeira Guerra
Mundial emoldurou o quadro da Revolução de 1917.
2) A disputa entre russos e japoneses pela posse dos territórios da
Coréia e da Manchúria constituiu uma das motivações imediatas para se deflagrar
a Revolução.
3) Os partidos de esquerda que se encontravam na clandestinidade
ressurgiram na conjuntura revolucionária, fazendo eco às exigências de
derrubada da monarquia russa.
4) Os Bolcheviques liderados por Lênin preferiam adotar
estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo bloco liderado por Trotski.
5) Os soldados russos encarregados de conter os movimentos grevistas
aderiram a eles, desobedecendo às ordens dos generais czaristas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 3 e 4
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 5
e) 2, 4 e 5
(UFRN) As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas
das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, a
Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959.
Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada
a) no
Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das
hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas
revoluções.
b) no combate ao Capitalismo, visando à formação de um mundo novo, que
aboliria a desigualdade social e integraria o proletariado no cenário da
política.
c) na forte
vinculação existente entre as propostas dos revolucionários e aquelas
defendidas pelo Liberalismo, sobretudo a defesa dos interesses dos
trabalhadores.
d) na condução do processo revolucionário por um conjunto de partidos
políticos defensores do Socialismo, sob lideranças camponesas, mas com frágil
repercussão no proletariado.
(PUCRS) A
partir de 1933, o governo de F. D. Roosevelt, nos Estados Unidos, pôs em marcha
uma série coordenada de ações nas áreas social e econômica, conhecida como New
Deal, para fazer frente à depressão que se estabelecera no país e no mundo
capitalista a partir de 1929. Uma das principais ações do New Deal para superar
a crise foi
a) a extinção do
financiamento do seguro social pelo Banco Central norte-americano.
b)
a intervenção legislativa do Estado nas relações capital-trabalho.
c) o fortalecimento do
padrão ouro através da diminuição do papel-moeda circulante.
d) o ajuste das contas
públicas por meio da supressão de obras como estradas e hidrelétricas.
e) o corte de subsídios
à agricultura, visando a tornar a produção do setor mais competitiva.
(UFOP) Os
anos trinta do século XX foram marcados pela depressão econômica, decorrente da
crise
da Bolsa de Nova Iorque.
Sobre as consequências políticas dessa depressão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Houve
o desenvolvimento de políticas econômicas baseadas no livre comércio e
independentes do Estado, como o New Deal dos EUA.
b) Ocorreu,
em toda a Europa, a consolidação do pluripartidarismo e da autonomia dos
parlamentos, em prejuízo do Poder Executivo.
c) Houve
o fortalecimento das democracias liberais e o desenvolvimento de políticas de
defesa dos direitos civis.
d) Ocorreu
o crescimento de regimes totalitários, acompanhado de ênfase na propaganda
nacionalista e de aumento do poder repressivo.
(FEI) O New Deal corresponde a uma série de
programas implantados pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt entre 1933 e
1937 como forma de estancar o quadro de depressão econômica, reestruturar a
economia e combater o desemprego nos Estados Unidos. Assinale a alternativa
correta sobre as medidas adotadas durante este período:
a) estímulo ao liberalismo econômico como forma de atrair capital
e aumentar a capacidade de investimentos do Estado.
b) controle dos sindicatos para diminuir o poder de negociação dos
trabalhadores, aumentando assim a possibilidade de geração de empregos com
custos menores.
c) construção
de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e com isso aumentar o
mercado consumidor. Concessão de subsídios e créditos agrícolas a pequenos
produtores familiares.
d) investimento governamental maciço na indústria bélica, o que
gerou novos empregos e preparou o país para combate ao regime nazista.
e)
implantação de medidas de cunho socialista, como a criação da previdência
social estatal, seguro desemprego e ampliação do imposto sindical.
(FATEC) Considere o texto e a charge para responder à questão.
GDANSK - O presidente e
o primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta
terça-feira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos
do início da Segunda Guerra Mundial. Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o
encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da
península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda
Guerra Mundial. “Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”,
assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da
Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra,
427842, 0.htm acessado em 05.09.2009
http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg,
acessado em 01.09.2009
O trecho do artigo e a
charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª
Guerra Mundial. Esse episódio foi
a) a divisão da
Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao
bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.
b) a operação Barba
Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar
a Europa do bolchevismo judaico.
c) a batalha de
Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado
do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às
margens do rio Volga.
d) o Dia D, momento que
marcou o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão,
ocorrido na região da Normandia.
e)
a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela
Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre
as duas partes.
(UEG) Confrontado pela
crise econômica, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, implementou uma
série de medidas, pautadas pelo aumento dos gastos públicos e pela participação
do governo na administração de bancos e grandes empresas, visando à recuperação
econômica do país. Essa atitude intervencionista do Estado na economia foi
defendida pelo
a) fisiocratismo, de
François de Quesnay.
b)
keynesianismo, de John M. Keynes.
c) neoliberalismo, de
Milton Friedman.
d)
liberalismo, de Adam Smith.
(PUCSP) Apesar de os
combates da Segunda Guerra, ocorrida entre 1939 e 1945, terem transcorrido
principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, ela pode ser considerada
“mundial”, pois
a) os países
participantes envolveram suas colônias americanas, africanas e asiáticas nos
conflitos e estenderam as ações armadas a todos os continentes e oceanos.
b) não era possível a
nenhum país manter-se neutro diante do choque entre os membros do Eixo
(Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (liderados por Inglaterra e França).
c)
os seus efeitos políticos e econômicos atingiram as diversas partes do planeta
e provocaram alterações importantes nas relações internacionais, durante e após
os conflitos.
d) todos os países do
Ocidente tiveram parte de sua população envolvida nos confrontos e computaram
mortos e feridos durante o conflito e mesmo após seu desfecho.
e) os únicos países que
se mantiveram afastados da luta foram Estados Unidos e União Soviética, as
chamadas superpotências, que representavam a força do capitalismo e do
socialismo.
(UEL) Sobre a sociedade
do século XX é correto afirmar:
a) A crise econômica de
1929 foi causada pelo excesso de intervenção do Estado norte-americano na
economia; a Depressão Mundial foi combatida e superada através do estímulo à
liberdade do mercado financeiro.
b) Com o surgimento dos
meios de comunicação de massa, as vanguardas culturais se voltaram para o ideal
de pureza da arte, enfatizando a perfeição técnica das obras, fazendo-as
reproduzir ao máximo a natureza.
c) A coletivização das
terras na União Soviética, durante o regime de Josef Stalin, consistiu em
transformar todos os agricultores em pequenos proprietários de terra, que
podiam assim vender o excedente da produção no mercado.
d)
Episódios de antissemitismo ocorreram na Europa desde o período medieval, mas
foram agravados, no século XX, com a ascensão do movimento nacional-socialista
na Alemanha, onde a perseguição aos judeus tornou-se política de Estado.
e) Após a Segunda Guerra
Mundial, os Estados Unidos vivenciaram uma crise econômica sem precedentes,
devido ao excesso de gastos da nação com a guerra e a falta de mercado
consumidor interno para os produtos industrializados.
(UFAL) As riquezas
geradas pelo crescimento do capitalismo provocavam disputas entre as grandes
potências com seus projetos imperialistas já no limiar do século XX. Muitos
desses conflitos levaram o mundo a conviver com uma grande guerra violenta e
uso de armas diferentes. Em 1919, as
negociações em busca da paz:
a) tiveram êxito, não deixando
rancores e nem sentimentos de vinganças entre os países da Europa.
b) foram dirigidas pelas
propostas dos Estados Unidos, garantindo a volta da democracia na Europa
Ocidental.
c)
deixaram os alemães insatisfeitos com as propostas feitas, criando tensões e
sentimentos de revanchismo.
d) tornaram os Estados
Unidos a maior potência do Ocidente e um aliado incondicional dos povos
europeus.
e) transformaram a vida
internacional, melhorando as relações diplomáticas e fortalecendo a economia
internacional.
(MACKENZIE)
“Morrer pela Pátria, pela Ideia! [...]
Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...]
Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte.
Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é um ato
concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.”
Da carta de um jovem voluntário da
República Social Fascista, de 1943
A respeito do contexto em que se inserem as Grandes Guerras Mundiais do
século XX, considere I, II e III a seguir.
I. Os conflitos econômicos, sociais e ideológicos entre as principais
potências capitalistas, tanto no período anterior a 1914, quanto naquele que
antecede à Segunda Guerra, levaram à disputa imperialista e à corrida
armamentista.
II. Nas origens dos dois grandes conflitos mundiais, podemos identificar
a intensificação da propaganda nacionalista e a formação de um sistema de
alianças político-militares entre as nações imperialistas.
III. Nas duas guerras, o conflito armado entre as potências
imperialistas, apesar do pesado custo em termos de vítimas, conseguiu
solucionar os problemas econômicos, as divergências e os ressentimentos entre
as nações beligerantes.
Desse modo,
a) somente I está
correta.
b) somente II está
correta.
c) somente III está
correta.
d) somente II e III
estão corretas.
e)
somente I e II estão
corretas.
(G1 - CFTMG) A questão refere-se
à tabela seguinte.
Índice de preços e salários
nos Estados Unidos
Analisando esses dados, conclui-se, corretamente, que a crise
a) fez parte da Grande Depressão atenuada pelos efeitos da implementação
do New Deal.
b) afetou os preços da economia americana com impacto significativo na
massa salarial.
c) foi de superprodução, pois os preços se elevaram, devido à grande
quantidade de produtos disponíveis.
d) constitui uma avaliação histórica equivocada, uma vez que no ano de
1929, a economia americana era satisfatória.
VESTIBULAR 2009
(UESPI)
O período subseqüente à grande crise de 1929, ocasionada, sobretudo, pela
superprodução desordenada, levou os Estados Unidos a um abrangente projeto de
obras públicas implantado pelo Governo Roosevelt, conhecido como “New Deal”.
Sobre esse programa, é correto afirmar que:
1.
foi inspirado na teoria do economista J. Mainard Keynes, que defendia uma ampla
participação do Estado nas questões de ordem socioeconômica e política.
2.
o mercado é que deveria se sobrepor ao Estado Nacional com relação ao
planejamento e às diretrizes socioeconômicas e políticas.
3.
foi inspirado no Plano Marshall, que objetivava expandir os ideais de consumo e
de liberdade de mercado.
Está
(ão) correta(s):
a) 1 apenas
b)
2 apenas
c)
1 e 3 apenas
d)
2 e 3 apenas
e)
1, 2 e 3
(UCS-RS) Entre o fim da
Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda (1939), a Europa viveu
uma das mais graves
crises de sua história, cuja marca foi o surgimento de uma nova forma de poder
político e de organização do Estado: o totalitarismo.
Analise a veracidade (V)
ou falsidade (F) das proposições abaixo, com relação ao totalitarismo.
( ) É uma forma de organização do Estado na
qual todo o poder se concentra nas mãos de um pequeno grupo de pessoas,
organizado sob a forma de partido único. Esse partido conta geralmente com o
apoio das massas, mas apenas seus dirigentes têm poder de decisão.
( ) Uma de suas principais características é o
grande uso dos meios de comunicação de massa para difundir a ideologia do
regime, exaltar o governo e a figura do líder. Esse bombardeio ideológico
começa nas escolas, entre crianças pequenas, que são condicionadas a pensar de
acordo com os padrões e valores estabelecidos pelo partido único no poder.
( ) O Estado totalitário tenta controlar a
vida pessoal dos cidadãos, reduzindo-os a autômatos obedientes ao partido no
poder. Para isso, utiliza mecanismos de controle do cotidiano e estimula a
delação até entre indivíduos da mesma família.
Assinale a alternativa
que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – F – V
e)
F – V – V
(UFOP) O século XX foi
marcado por uma grande quantidade de guerras, que resultaram em milhares de
mortes. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
a) A
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa
ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
b) Os
Estados Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem
evitado envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
c) A
América Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de
seus Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.
d) A
Segunda Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso
de bombardeios sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.
(FUVEST) As bombas
atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de
aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças
causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova
etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo
desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando
essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas
que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único
país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações
liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético
humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração
seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da
Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e,
atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados
Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se
afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
(PUCPR)
A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais avassaladores e sangrentos da
história da humanidade. Podemos citar várias causas que levaram à ocorrência
desse terrível conflito, mas a principal foi a ascensão dos regimes fascistas
em vários países europeus, em especial do nacional socialismo na Alemanha. Foi
surpreendente a ascensão dos nazistas na Alemanha, um país com uma população
altamente instruída e cenário de um desenvolvimento extraordinário das ciências
e da cultura.
Indique
o que possibilitou a chegada de Hitler ao poder na Alemanha em 1933:
a)
Os nazistas deram um golpe de Estado em 1933, que derrubou os comunistas do
poder. Auxiliados principalmente por setores descontentes das forças armadas e
da nobreza prussiana, puderam instituir uma democracia parlamentar fascista que
possibilitaria a construção da comunidade étnica
pan-germânica.
b)
A aliança com setores conservadores de outros países com governos fascistas,
como a Itália de Mussolini, a Áustria de Dollfuss e a Espanha de Franco,
permitiu aos nazistas conquistarem a confiança das grandes corporações
industriais alemãs e do setor financeiro, o que deu base para que o presidente
Hindenburg o indicasse como chanceler.
c)
A defesa da família e do campesinato por parte dos nazistas fez com que as Igrejas
Católica e Protestante apoiassem a
eleição dos nazistas.
d) A crise econômica do
final da década de 1920 e início de 1930 arruinou a pequena burguesia urbana e
setores do campesinato alemães. Ansiando por uma liderança política forte, que
pudesse solucionar a crise econômica e enfrentar o comunismo, esses segmentos
votaram fortemente nos nazistas.
e)
A votação considerável recebida pelos nazistas não foi suficiente para lhes dar
maioria absoluta para chegar ao poder. Assim, eles tiveram que formar uma
grande coalizão com social-democratas, omunistas e liberais para atingir esse
objetivo.
(UFSJ) Leia o trecho a
seguir.
"Horrorizai-vos
porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a
propriedade privada está abolida para nove décimos de seus membros. E é
precisamente porque não existe para estes nove décimos que ela existe para vós.
Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade que só pode
existir com a condição de privar a imensa maioria da sociedade de
toda propriedade."
MARX,
Karl. Manifesto Comunista, 1848.
O trecho acima, expunha
um ponto programático presente nos movimentos socialistas do séc. XIX.
Sobre estes movimentos é
CORRETO afirmar que eles lutavam pela
a)
igualdade social, a organização do operariado para a realização de uma
revolução mundial e a supressão do sistema capitalista, da propriedade privada
e da sociedade de classes.
b) criação de uma
república corporativista, com a colaboração entre patrões e trabalhadores em
harmonia social, sob a égide de um Estado forte e intervencionista no campo da
produção e da propriedade.
c) melhoria das
condições de vida dos trabalhadores, mediante a filantropia patronal e
eclesiástica, anulando o conflito entre as classes e preservando a propriedade
privada como direito natural.
d) garantia do direito
ao trabalho mediante reformas econômicas liberais que levariam ao crescimento
industrial, à maior geração de empregos e à generalização da propriedade
privada.
VESTIBULAR 2008
(ENADE) A foto a seguir,
da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila
de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929.
STRICKLAND, Carol;
BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de
Janeiro: Ediouro [s.d.].
Além da preocupação com
a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela
a) a capacidade de
organização do operariado.
b) a esperança de um
futuro melhor para negros.
c) a possibilidade de
ascensão social universal.
d)
as contradições da sociedade capitalista.
e) o consumismo de
determinadas classes sociais.
(ENADE)
Nenhum Congresso dos Estados Unidos já
reunido, ao examinar o estado da União, encontrou uma perspectiva mais
agradável do que a de hoje [...] A grande riqueza criada por
nossa empresa e indústria,
e poupada por nossa economia, teve a mais ampla distribuição entre nosso povo,
e corre como um rio a servir à caridade e aos negócios do mundo. As demandas da
existência passaram do padrão da necessidade para a região do luxo. A produção
que aumenta é consumida por
uma crescente demanda
interna e um comércio exterior em expansão. O país pode encarar o presente
com satisfação e prever
o futuro com otimismo.
Presidente
dos Estados Unidos Calvin Coolidge, Mensagem
ao Congresso, 04 dez. 1928.
As nossas dificuldades,
graças a Deus, apenas se referem a coisas materiais. Os preços desceram a
níveis inimagináveis; os impostos subiram; a administração sofre graves
reduções de receitas, a todos os níveis; os meios de trocas estão bloqueados
nos canais congelados do comércio; as folhas mortas das indústrias juncam o
solo por toda a parte; os rendeiros não encontram mercados para os seus
produtos; desapareceram as economias amealhadas durante numerosos anos por
milhares de famílias.
A nossa grande
obrigação, a primeira, é fazer voltar o povo ao trabalho [...].
Discurso
do Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, 1933.
Sem ele [o colapso
econômico entre as guerras], com certeza não teria havido Hitler. Quase
certamente não teria havido Roosevelt. É muito improvável que o sistema
soviético tivesse sido encarado como um sério rival econômico e uma alternativa
possível ao capitalismo mundial. [...] O mundo do século XX é incompreensível
se não entendermos o impacto do colapso econômico.
HOBSBAWM,
Eric. Era dos extremos: o breve século
XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 90-91.
Apenas cinco anos
separam a mensagem do presidente republicano Calvin Coolidge e o discurso do
presidente democrata Franklin Roosevelt. Ambos apresentaram avaliações bastante
distintas acerca da realidade econômico-social pela qual passavam os Estados
Unidos da América. O texto de Eric Hobsbawm permite entender um pouco melhor as
avaliações dos presidentes.
Nesse contexto, analise
as afirmativas a seguir.
I - O New Deal representou
uma mudança significativa no modelo tradicional de economia de mercado
praticada pelos norte-americanos.
II - A Grande Depressão
atingiu todos os países que mantinham algum tipo de relação com os Estados
Unidos da América, como a Inglaterra, a França, a União Soviética e o Brasil.
III - A Grande Depressão
foi um dos fatores que colaboraram para a construção de discursos críticos
sobre o modelo liberal-democrático.
IV - A Grande Depressão,
no Brasil, atingiu os setores agrícola e industrial, devido à falta de investimento externo norte-americano.
Estão corretas APENAS
as afirmações
a) I e II
b)
I e III
c) I e IV
d) II e III
e)
III e IV
(Uerj)
A charge "Um cadáver", de J.
Carlos, foi publicada em 1918. Nela, a Germânia diz: "E agora, meu
filho?... Quem paga essas contas?"
(Cadáver: gíria da época para credor,
cobrador).
Entre
1914 e 1918, o mundo esteve envolvido de forma direta ou indireta em sua
Primeira Grande Guerra. O quadro pós-conflito foi definido pelos países
vencedores - Inglaterra, França e EUA -, tendo sido a Alemanha considerada a
principal responsável pelo conflito. Apresente duas determinações do Tratado de
Versalhes (1919) que tiveram fortes repercussões para a economia alemã no pós-
1ª Guerra.
Resposta:
O
candidato poderá apresentar duas das seguintes determinações do Tratado de
Versalhes (1919):
-
imposição das chamadas indenizações punitivas tais como: pagamento de 132
bilhões de marcos-ouro em um prazo de trinta anos; confisco de todos os
investimentos e bens nacionais ou privados alemães existentes no exterior;
entrega anual de 40 milhões de toneladas de carvão aos aliados europeus por um
período de dez anos;
-
perdas territoriais que implicavam em significativos prejuízos econômicos tais
como: restituição das ricas regiões, em minério, da Alsácia e da Lorena à
França; entrega da bacia carbonífera do Sarre para a França durante quinze
anos; divisão do império colonial alemão entre as potências vencedoras,
principalmente França e Inglaterra.
(Puc-mg)
Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução
Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala
planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético,
todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a)
Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de
homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em
nome de uma revolução social.
b)
Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição
quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da
Rússia e da Europa.
c)
Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um
socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da
Europa.
d) Foi um movimento
isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu
os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.
(Unesp)
Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A
imagem representa
a)
a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.
b)
a propaganda norte-americana contra o Japão nos anos anteriores a Pearl
Harbour.
c) a superioridade do
guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.
d)
o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação norte-americana.
e)
a aliança entre o Japão e a União Soviética contra o imperialismo capitalista.
(Unifesp)
Este é o maior evento da história (do presidente norte-americano H. Truman, ao
ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima). Era importante
que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para
construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme
quando a bomba foi lançada (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan
District Project).
Essas
afirmações revelam que o governo norte-americano
a)
desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes.
b)
sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear.
c)
esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.
d)
estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS.
e) ignorava princípios
éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.
(Puc-rio)
As relações internacionais no entre-guerras (1918-1939) foram marcadas por uma
tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções
evitar um novo conflito mundial. Essa organização ficou conhecida como:
a)
Organização dos Estados Americanos (OEA).
b) Sociedade das Nações
ou Liga das Nações.
c)
Organização das Nações Unidas (ONU).
d)
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
e)
Organização Mundial do Comércio (OMC).
(Unifor)
Considere a ilustração.
A História contemporânea
foi marcada por muitos conflitos bélicos que provocaram grandes transformações
políticas no mundo. A ilustração refere-se a um desses conflitos e por suas
características trata-se de
a) um conflito indireto
entre países comunistas contra países de economia capitalista.
b) uma guerra entre as
tropas de Napoleão Bonaparte e os impérios monárquicos.
c) um combate bélico
direto entre os países do Eixo e os países da Tríplice Aliança.
d) uma guerra entre
países do Ocidente contra países aliados da Europa Oriental.
e) um confronto direto
entre os países da Tríplice Aliança e os da Tríplice Entente.
(Uemg) Observe
atentamente a fotografia e a seguir responda à questão proposta.
Walt Disney e o Pato
Donald apresentam Carmen Miranda e Jose Carioca, que contracenam no musical
“Saludo amigos”, filme
baseado no samba Aquarela do Brasil. Produzido entre 1941 e 1942, fotografados
por Alex Viany. Estados Unidos, s. d.].
(Arquivo
Edgar Leuenroth - UNICAMP , Fundo Zilco Ribeiro, foto 250.)
Todos os comentários
presentes nas alternativas, abaixo, estão relacionados ao aumento da influência
Norte-Americana na América Latina, a partir dos anos 40, EXCETO:
a)
A mudança de perspectiva dos governos norte-americanos, substituindo o “Big
Stick” pela “Política de Boa Vizinhança”, procurou formas mais culturais e
ideológicas de penetração nos mercados latino-americanos.
b) A instalação da
Escola Superior de Guerra, criada em agosto de 1949, serviu como uma espécie de
filial da National War College, instituto de altos estudos estratégicos que
coordenava as ações para a América Latina durante o período da Guerra Fria.
c) A ampliação do
mercado brasileiro para a entrada de multinacionais norte-americanas,
principalmente após a
Segunda-Guerra Mundial, teve forte apoio de Eurico Gaspar Dutra, que tinha uma
visão geopolítica favorável aos interesses dessas empresas.
d) A expansão da
atividade interna industrial latino-americana foi estimulada pela modernização
das relações econômicas no campo, principalmente em função de um amplo processo
de reforma agrária no continente.
(Puc-mg) Em outubro de
1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917
anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária.
Sobre a Revolução
Russa e a consolidação
do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um
movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo
suas posições e impondo
um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.
b) Foi um movimento de
ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea
do regime czarista
significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.
c) Revelou-se como um
movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo
com regime autoritário
comparável aos governos totalitários da Europa.
d)
Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo
Czar, refletiu
os anseios do grupo dos
camponeses pela coletivização da terra.
(Fatec)
Em 1942, os
Estúdios Disney lançaram o filme “Alô,Amigos”,
no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé
Carioca. Este, afável e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer
as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar.
A criação de
um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,
a) da
política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como
parte do
círculo de
segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.
b) do claro
descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como
forma de
desqualificar o povo brasileiro.
c) do medo
que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência
dentro da
América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.
d) do
projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse
que necessitava
de apoio de
outros países da América Latina, entre eles o Brasil.
e) da preocupação norte-americana com
a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha
nazista, e
com a implantação de bases navais alemãs no porto de Santos.
(Ibmec) “A
primeira patrulha russa pôde ser vista do campo por volta de meio-dia de 27 de
janeiro de 1945. Charles e eu fomos os primeiros a avistá-la; estávamos
transportando para a vala comum o corpo de Sómogyi, o primeiro morto dentre os
nossos companheiros de quarto. Reviramos a padiola na neve infecta pois a vala já
estava cheia, e outra sepultura não era possível: Charles tirou o boné, para
saudar os vivos e os mortos.”
(LEVI, Primo. A trégua. São Paulo: Companhia das
Letras, 1997. p. 10-11)
A passagem acima está
relacionada:
a) ao início da segunda
guerra mundial quando os russos ainda mantinham o tratado de não-agressão com a
Alemanha e os guetos judaicos já funcionavam na Polônia.
b) às trincheiras da
primeira guerra mundial, mais precisamente na Frente oriental, onde alemães e
russos se enfrentaram em longas e sangrentas batalhas.
c) à Revolução Russa
que, pelas mãos de Lênin, ultrapassou fronteiras e, pelas de Stalin, organizou
a Rússia para pôr fim à fome e às misérias do campo.
d) à perseguição dos
nazistas ao povo judaico, que nesse momento enfrentava a formação dos guetos e,
mais tarde, seria mandado aos campos de concentração.
e)
aos momentos finais da segunda guerra mundial, em que alemães abandonavam os
campos de concentração, enquanto os aliados os abriam ao mundo.
(Unisc) Em 1918, foi
assinado o Tratado de Versalhes, que pôs fim à Grande Guerra. A “paz punitiva”,
como ele ficou conhecido, estabeleceu uma série de imposições à Alemanha,
principal responsável pelo conflito.
Considere as seguintes
afirmativas:
I- O
tratado obrigou a Alemanha a pagar uma indenização não definida em termos de
valores aos vitoriosos.
II- O
tratado dividiu a Alemanha em dois territórios, um capitalista e outro
socialista.
III- O
tratado proibiu que a Alemanha mantivesse seu Estado Maior de Guerra.
A respeito do Tratado de
Versalhes, assinale a alternativa correta:
a) Somente
a afirmativa I está correta.
b) Somente
a afirmativa III está correta.
c) Somente
as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente
a afirmativa II está correta.
e) Somente
as afirmativas I e III estão corretas.
VESTIBULAR 2007
(Ucpel)
Bush chamou líderes da Coréia do Sul, Rússia, Japão e China
para reafirmarem o compromisso com uma península coreana livre de armas
nucleares. Na ONU, os EUA propuseram sanções duras, como proibição do comércio
de artigos militares e de luxo, inspeção de mercadorias importadas ou
exportadas do país e congelamento de bens ligados às armas. O embaixador
americano, John Bolton, ameaçou: a Coréia do Norte possui uma história de
sucesso em intimidar outros países, mas não terá sucesso conosco.,
acrescentou..
Diário
Popular, 11 de outubro de 2006, p. 24.
O texto acima faz
referência ao suposto teste nuclear realizado pela Coréia do Norte. No passado,
o Japão foi alvo de duas bombas atômicas. Sobre este assunto todas as opções
estão corretas, com exceção daquela
que afirma que
a) a derrota do
imperialismo militarista nipônico implicou, também, a perda de mercados
consumidores dos seus produtos e fornecedores de matérias-primas.
b) passados alguns anos
após o ataque das duas bombas atômicas, o Japão vivenciou uma extraordinária e
rápida recuperação econômica, fato que ficou conhecido como o .milagre
japonês..
c)
as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki
levaram os nipônicos a revidarem por meio do ataque japonês à base americana de
Pearl Harbor.
d) o lançamento das duas
bombas atômicas levou o governo japonês a solicitar o armistício dias depois
das explosões ocorridas em Hiroshima e Nagasaki.
e) as bombas de
Hiroshima e Nagasaki lançadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945, causaram
a curto prazo milhares de mortes e, a longo prazo, a incidência de muitas
doenças causadas pela radioatividade.
(Utfpr)
Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o
serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938,
anexou a Áustria; logo em seguida incorporou a região dos Sudetos, que abrigava
minorias alemãs, na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de nãoagressão e
neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra
Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):
a)
participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da
invasão de Madri.
b) invasão da Polônia por
tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados,
declarando guerra ao Terceiro Reich.
c)
rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a invasão do território russo por
tropas nazistas.
d)
saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia para
invadir a Hungria.
e)
tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos
aliados nazistas, principalmente italianos.
(Ufms) Os atentados
terroristas, ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América,
foram comparados, por analistas políticos e pela imprensa internacional, com o
ataque japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor e com o
assassinato, na cidade de Sarajevo, do herdeiro do trono austríaco, arquiduque
Francisco Ferdinando. Esses dois últimos fatos marcaram, respectivamente,
a) a entrada dos Estados
Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Vietnã.
b) o início da Guerra do
Iraque e o início da Guerra do Vietnã.
c) o início da Segunda
Guerra Mundial e o início da Guerra dos Sete Dias.
d) o início da Primeira
Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial.
e)
a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Primeira
Guerra Mundial.
(Ufpi) Acerca do contexto
mundial no pós-Segunda Guerra:
( ) Os velhos impérios coloniais na África e
na Ásia foram desaparecendo.
( ) A economia do mundo ocidental mergulhou
numa crise grave e duradoura.
( ) Vários países, como a Polônia, a
Iugoslávia e a China, tornaram-se socialistas.
( ) A aliança antifascista vigente durante a
guerra se manteve, garantindo a paz mundial.
Resposta: VFVF
(Ufpi) Sobre os tratados
firmados logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a)
determinaram o surgimento de vários novos países, que deixavam de se submeter à
influência alemã, austríaca e russa.
b) mantiveram intocado o
Império Turco, que assegurou o domínio sobre a Mesopotâmia, a Palestina, a
Síria e o Líbano.
c) preocuparam-se em
assegurar, baseando-se no princípio da autodeterminação, a existência e a
expansão do regime bolchevique na Rússia.
d) impuseram penas leves
à Alemanha derrotada, garantindo-lhe o controle sobre seu território e suas
colônias, como tentativa
de evitar uma nova guerra.
e) foram integralmente
impostos pelos Estados Unidos, através de seu presidente Woodrow Wilson, o
que assegurou a
severidade das penas impostas aos vencidos.
(Ufal) Considere o
texto.
O acordo de paz, imposto
pelas grandes potências vitoriosas sobreviventes e conhecido como Tratado de
Versalhes era dominado por cinco considerações. A mais imediata era o colapso
de tantos regimes na Europa e o surgimento na Rússia de um regime bolchevique.
Segundo, havia a necessidade de controlar a Alemanha, que afinal quase tinha
derrotado sozinha toda a coalizão aliada. Terceiro, o mapa da Europa tinha de
ser redividido e retraçado. O quarto conjunto de considerações dizia respeito
às políticas internas dentro dos países vitoriosos e os atritos entre eles. Por
fim, as potências vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de acordo de paz
que tornasse impossível outra guerra como a que acabara de devastar o mundo e
cujos efeitos retardados estavam em toda parte.
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos. Trad. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.
38-9)
Analise
as proposições procurando identificar as que estejam diretamente relacionadas
aos fatos descritos por Hobsbawm.
( ) Os países vitoriosos, ao qual o texto faz
referência, eram Grã-Bretanha, Rússia, Áustria-Hungria e Japão.
( ) O envolvimento da Rússia na Guerra
contribuiu para a ascensão do regime socialista naquele país.
( ) O Tratado de Versalhes garantiu o direito
de autodeterminação, incentivando a militarização da Alemanha.
( ) Os países vitoriosos europeus não
concordaram com a “paz sem vencidos nem vencedores” proposta pelos EUA.
( ) Os termos do acordo de paz foram
decisivos para o cessar fogo, garantindo a estabilidade no continente europeu
até hoje.
Resposta: FVFVF
(Uft) O nacional-socialismo, ou nazismo,
fundamentou-se em uma doutrina cuidadosamente veiculada pelo regime dirigido
por Adolf Hitler, utilizando-se de técnicas sofisticadas de propaganda
política.
Considerando-se os
fundamentos ideológicos do nacional-socialismo, é INCORRETO afirmar que
esse regime defendia
a) a desigualdade entre
as raças, a pureza dos arianos e o anti-semitismo.
b) a preponderância dos
interesses coletivos e nacionais sobre os direitos individuais.
c) o nacionalismo, o
expansionismo e a unidade do povo alemão.
d)
o respeito à ordem legal republicana herdada da década de 1920.
(Ibmec) Nos primeiros anos do governo do presidente
Franklin Delano Roosevelt, os Estados Unidos adotaram o New Deal, um conjunto
de medidas destinadas a superar a crise iniciada com o Crack da Bolsa de
Valores de 1929. Sobre algumas das características desse plano, podemos afirmar
que:
a)
Buscava uma política liberal baseada nos princípios de Adam Smith para
recuperar a economia americana por meio de concessão de empréstimos às
principais indústrias para frear o aumento do desemprego.
b)
Inspirava-se nas idéias do economista John Keynes e pregava o controle de
preços de diversos produtos, a realização de um grande programa de obras
públicas e recuperação industrial.
c)
Roosevelt incentivou a indústria armamentista com o intuito de recuperar a
economia e o nível de empregos atingidos pela Crise de 1929 além de preparar o
país para a iminente guerra mundial.
d)
O governo americano interveio na Bolsa de Valores de Nova York buscando um
maior controle da economia por parte do Estado, visando recuperar as finanças e
evitar a falência de várias indústrias e o desemprego.
e)
Estabeleceu um rígido controle estatal da economia que tinha como objetivo
principal, áreas estratégicas como a siderurgia, o petróleo e a indústria
bélica além do tabelamento dos preços dos produtos da cesta básica.
(Cefetsp-ensino
médio) Leia o texto e responda as 3 próximas questões.
A
conseqüência geral do desemprego na Europa e nos Estados Unidos foi uma
drástica redução no comércio internacional, que regrediu ao nível de 1913. Não
havia compradores para o café do Brasil, o trigo da Argentina, a lã da
Austrália e a seda do Japão. Assim, a crise espalhava-se pelo mundo, com seu
trágico cortejo de falências, desemprego e fome. Apenas a União Soviética não
foi atingida, uma vez que estava isolada do mercado internacional pelo boicote
dos países capitalistas.
(Mariana
Martins, (ed.). Grandes Fatos do Século XX. Adaptado )
Quanto ao
sentido, a última frase do texto equivale a:
a) A União
Soviética estava isolada do mercado internacional pelo boicote dos países
capitalistas, mas não foi atingida.
b) Como estava isolada do mercado
internacional pelo boicote dos países capitalistas, apenas a União Soviética
não foi atingida.
c) A União
Soviética apenas estava isolada do mercado internacional pelo boicote dos
países capitalistas, porque não foi atingida.
d) Se
estava isolada do mercado internacional pelo boicote dos países capitalistas,
apenas a União Soviética não foi atingida.
e) À
medida que estava isolada do mercado internacional pelo boicote dos países
capitalistas, apenas a União Soviética não foi atingida.
O boicote
pelo qual passava a União Soviética era devido
a) à
oposição dos países capitalistas à expansão do socialismo no leste europeu.
b) ao
apoio dado pelos soviéticos ao governo Fidel Castro em seguida à Revolução
Cubana.
c) ao
apoio dado pelos soviéticos às ditaduras nazi-fascistas de Hitler e Mussolini.
d) aos
enfrentamentos travados entre norte-americanos e soviéticos no contexto da
Guerra Fria.
e) ao êxito da revolução
bolchevique e à conseqüente implantação do socialismo.
Embora
tenha origem nos Estados Unidos, pode-se dizer que a Crise de 29 teve um
“efeito dominó”, ou seja, imediatamente seus reflexos fizeram-se sentir, com
maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Tal fato pode ser explicado, pois
a) todos
os países capitalistas do mundo eram obrigados a seguir os padrões econômicos
impostos pelos Estados Unidos.
b) como a
Bolsa de Valores de Nova York era a única existente até então, todos os
investimentos mundiais lá estavam concentrados.
c) e modo geral, a economia mundial dependia tanto das importações
quanto dos investimentos norte-americanos.
d à medida
que o modelo econômico capitalista naufragava, o mundo vivenciava uma corrida
armamentista para combater a ameaça do comunismo.
e) a
partir desse momento, desencadeou-se uma corrida entre as principais potências
mundiais com o objetivo de ocupar o lugar deixado pelos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário