segunda-feira, 6 de julho de 2009

Paul Vidal de la Blache

Paul Vidal de la Blache (Pézenas, 22 de janeiro de 1845 - Tamaris, 5 de abril de 1918) foi um geógrafo francês. Ele é considerado o fundador da moderna Geografia Francesa e da Escola Francesa de Geopolítica.
Vidal de la Blache é o fundador da École française de géographie (em português: "Escola Francesa de Geografia") e também fundou, juntamente com Lucien Gallois, a Annales de Géographie (1893), da qual la Blache foi editor até sua morte.
Influenciado pelas idéias da Geografia Alemã, principalmente por Friedrich Ratzel. Vidal de la Blache produziu um grande número de publicações, incluindo 21 livros. Para La Blache, um Estado deve planejar a apropriação de espaço geográfico considerando e conhecendo todas as características naturais e humanas de seu território. Com um argumento defendendo que o homem pode interferir, modificar a natureza e vencer os supostos obstáculos impostos pelas condições naturais em determinadas regiões como por exemplo, um cordilheira de montanhas, um deserto, um solo pobre, rede hidrográfica de pequeno porte etc. Suas idéias dizem que qualquer Estado soberano possui possibilidades para alcançar um nível de desenvolvimento econômico, social, tecnológico e polítco a ponto de melhoria satisfatoriamente a vida do seu povo ou da sua nação. Portanto, cabe ao Estado impor seu poder sobre o território. Tais idéias se contrapõem com as idéias do geógrafo almeão Ratzel o qual defendia a idéia de que a natureza determinava as condições sociais, econômicas e tecnológicas de um povo impossibilitando-o de se desenvolver de forma satisfatório, daá então a justificativa para o expansionismo alemão para obter um território maior, com mais recursos naturais, pois só assim a Alemanha de Bismarck conseguiria ultrapassar as potências européias do século XIX, principalmente a França e a Inglaterra.
www.wikipedia.org

Nenhum comentário: