quinta-feira, 2 de julho de 2009

Friedrich Ratzel

Friedrich Ratzel (Karlsruhe, 30 de Agosto de 1844Ammerland, 9 de Agosto de 1904) foi um geógrafo e etnólogo alemão, notável por ter criado o termo Lebensraum (espaço vital).

Contexto histórico, momento epistemológico
Ratzel "é considerado por muitos o fundador da moderna geografia humana, sendo responsável também pelo estabelecimento da geografia política como disciplina."
Diferente dos outros participantes dos ramos geográficos como Alexander von Humboldt e Karl Ritter que vivenciaram o aparecimento do ideal de unificação alemã, Ratzel esteve presente na constituição real do Estado nacional alemão. Com essa diferença histórica em que ele viveu, há autores que dizem que suas formulações só seriam possíveis de serem compreendidas em função de determinada época e sociedade.
Ratzel foi representante engajado a um projeto estatal, em que vai propor uma legitimação do expansionismo de Otto von Bismarck (primeiro-ministro da Prússia e do Império Alemão). É com a sua obra publicada em 1882, Antropogeografia - fundamentos da aplicação da Geografia à História, que Ratzel fundou (de certa maneira) a Geografia Humana.

Determinismo geográfico
O historiador francês Lucien Febvre considerou Ratzel como determinista geográfico; porém, suas críticas desqualificaram o geógrafo alemão quase sem contribuir construtivamente para a ciência geográfica. De fato, Ratzel deixou bem claro no início da sua obra Antropogeografia que ele é contra o determinismo simplista.
Com respeito à obra Geografia Política,, muito "mais do que uma crítica “possibilista” ao “determinismo” de Ratzel, nos termos simplistas de Lucien Febvre, trata-se de uma perspectiva epistemológica ampla, que defende a não fragmentação da Geografia, nem em termos de valorização de ramos específicos (seja a geografia física, seja a geografia política), nem em termos de ênfase a uma escala prioritária (como a do Estado)."

Conceito de história de Ratzel
Para "Ratzel, promover a história significa, em primeiro lugar, acelerar a luta pela vida, a seleção natural, entre as comunidades humanas (ou estados), no sentido darwiniano."

Obras
- Antropogeografia
- Geografia Política

Nenhum comentário: