sábado, 25 de julho de 2009

Brasil e Paraguai devem chegar a acordo sobre Itaipu

O assessor especial da Presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia, disse estar "otimista" em relação ao acordo entre Brasil e Paraguai nas negociações sobre a energia produzida pela Usina de Itaipu. "Vai depender de compatibilizar as propostas que existem de um lado e de outro. Há ainda alguns pontos a se ajustar, mas creio que será possìvel chegarmos a um acordo", afirmou nesta sexta, em Luque, após o encerramento da Cúpula do Mercosul.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo devem anunciar o acordo na manhã neste sábado (25). O preço pago pela energia paraguaia será reajustado e o Paraguai poderá ter direito de vender parte de sua energia no mercado brasileiro. Antes, na noite desta sexta, os presidentes firmarão acordos de investimentos brasileiros na área de infraestrutura do Paraguai.
Marco Aurélio Garcia não quis considerar o acordo como uma reparação histórica do Brasil, preferindo defender o estabelecimento de uma "relação positiva" entre os países. "O presidente Lugo foi eleito com um determinado programa polìtico e o Brasil declarou sua simpatia a este programa que vem sendo desenvolvido aqui. Nossa disposição é de contribuir para que o Paraguai tenha êxito neste processo de reconstrução econômica e social", disse.
Uma das propostas do Brasil é investir na infraestrutura de transmissão de energia no Paraguai, favorecendo a industrialização do país vizinho. O assessor da Presidência também afirmou que o acordo sobre Itaipu não significará impactos sobre o preço da energia no Brasil. Em relaçao à necessidade de aprovação pelo Congresso brasileiro, ele afirmou que há esta possibilidade, mas o governo deverá consultar sua área jurídica para definir como serão aplicadas as mudanças.

Nenhum comentário: