sexta-feira, 9 de julho de 2010

O método científico em Galileu, Bacon, Descartes e Newton (Esquema)

1 PROBLEMA
Como Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton construíram um método para a ciência?

2 JUSTIFICATIVA
A partir do século XVI a ciência moderna vem desenvolvendo-se. Nesse processo foi de fundamental importância a contribuição de alguns pensadores, dentre eles: Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton.
Um dos pontos fundamentais que foi alvo do interesse de todos eles foi a questão do método científico. Em seus estudos eles buscaram o desenvolvimento de um método adequado as necessidades da construção das ciências.
O método científico constitui-se no conjunto de procedimentos utilizados na busca do conhecimento. A ciência não é a única forma de conhecimento ela concorre com outras formas de conhecer para explicar a realidade. A ciência não é a única a utilizar-se de método, no entanto, não existe ciência sem método. Partindo deste fato iremos neste trabalho analisar as contribuições metodológicas dos pensadores supracitados, dando destaque especial ao processo de construção do método científico.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL
Refletir como se deu o processo de construção da ciência moderna por Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton.

3.2 ESPECÍFICO
Elaborar um quadro comparativo entre os autores, destacando as semelhanças e diferenças dos métodos científicos desenvolvidos.

4 HIPÓTESES
- Para Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton o método científico é fundamental para a pesquisa científica, sem ele não há ciência.
- A construção do método em Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton deu-se pautada em bases racionais.
- O método científico tem que ser estruturado em etapas que possibilitem o pesquisador chegar a conclusões seguras e precisas sobre o objeto estudado.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando falamos hoje em ciência moderna devemos ter como referência os séculos XVI e XVII que foram importantíssimos no processo de construção da mesma, eles ficaram conhecidos na história como a Idade da Revolução Científica. Segundo CAPRA (2006, p.50):
A ciência do século XVI e XVII baseou-se num novo método de investigação, defendido vigorosamente por Francis Bacon, o qual envolvia a descrição matemática da natureza e o método analítico de raciocínio concebido pelo gênio de Descartes. Reconhecendo o papel crucial da ciência na concretização dessas importantes mudanças, os historiadores chamaram os séculos XVI e XVII de a Idade da Revolução Científica.

A busca por um método científico adequado pautou a ação de grande parte dos pensadores e pesquisadores deste período (séculos XVI e XVII). Dentre eles destacaram-se Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton, que com suas contribuições foram decisivos para a estruturação daquilo que chamamos hoje de ciência moderna. Em seus estudos e pesquisas, estiveram sempre preocupados em construir um método, o mais adequado possível, para compreensão da realidade.
O método científico constitui-se em elemento fundamental para a pesquisa científica, apesar de a ciência não ser a única forma de conhecimento a utilizar-se de método, a mesma não existe sem ele, como afirma LAKATOS e MARCONI (1991, p.39):
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Os pensadores mencionados criaram importantes métodos científicos alguns dos quais são utilizados até os dias de hoje, métodos como a indução, a dedução, o experimental, são todos fruto das ideias dos mesmos.
Com toda certeza o mundo atual e a ciência atual não seriam os mesmos sem as mentes brilhantes e as ideias de pensadores como Galileu, Bacon, Descartes e Newton.

6 METODOLOGIA
O trabalho será de cunho bibliográfico que embasará a fundamentação teórica da literatura pertinente ao tema, através de livros e revistas científicas.
No que concerne ao enfoque da pesquisa, este será de cunho explicativo, pela característica de se buscar conhecer as informações que tangem ao problema formado, e os objetivos propostos.


7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


8 AUTORES
Aldenise da Silva Rodrigues
Cristiane Matos Pereira
Jaciane Baia
Manoel Fernandes Nunes
Randerson Lobato
Rodrigo Bandeira Lopes

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi professor, prazer meu nome é Bernardo e queria dizer que admiro muito o senhor, tanto como um pensador da geografia, como sua personalidade e caráter, fui seu aluno em imperatriz do maranhão, em um cursinho e depois de ter participado do aulão do senhor e do adonilsson, no inicio de 2009 conseguir passar no vestibular e estudar Geografia na UEMA. Felicidades ...