quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Escócia pode deixar Reino Unido, mas não a Grã-Bretanha; veja diferença

Escócia vota se vai deixar de fazer parte do Reino Unido nesta quinta (18). 
País também faz parte da Commonwealth, a Comunidade Britânica.


A Escócia realiza nesta quinta-feira (18) um referendo para decidir sua indepência do Reino Unido. Mesmo se o "sim" pela separação política ganhar, a Escócia vai continuar fazendo parte da Grã-Bretanha, das Ilhas Britânicas e da Comunidade Britânica, a Commonwealth. Entenda as diferenças de cada um destes termos.
Reino Unido - É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O Reino Unido é uma monarquia constitucional, com um governo parlamentar. A sede do governo fica em Londres. A chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II. O primeiro ministro é David Cameron. O Reino Unido também é responsável pela proteção, relações internas e assuntos de negócios de 14 territórios ultramarinhos, que são governados por administradores nomeados pela rainha. Entre estes territórios estão Anguilla, Gibraltar, Ilhas Cayman e Ilhas Malvinas. A bandeira do Reino Unido é a Union Flag.
Grã-Bretanha - É a ilha onde se localizam três dos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia e País de Gales. O território da ilha tem 229.848 km² de área. Não é correto dizer que Grã-Bretanha e Reino Unidos sejam sinônimos, uma vez que a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, mas não à Grã-Bretanha.
Ilhas Britânicas - É um arquipélago com mais de 5 mil ilhas situadas no noroeste da Europa. As duas principais ilhas são a Grã-Bretanha (onde ficam Inglaterra, Escócia e País de Gales) e a ilha da Irlanda (onde ficam Irlanda do Norte e República da Irlanda). Outras ilhas que se destacam são Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey). Algumas dessas ilhas não pertencem ao Reino Unido.
Commonwealth - A Comunidade Britânica é uma associação voluntária de 53 países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Reúne tanto países ricos, como a Inglaterra e o Canadá, como nações pobres, como a Namíbia. A Escócia faz parte da Commonwealth e seguirá membro da associação mesmo se deixar o Reino Unido. A chefe da Commonwealth é a rainha Elizabeth II, e um secretário-geral é escolhido periodicamente. O atual secretário é o indiano Kamalesh Sharma.


Nenhum comentário: