terça-feira, 2 de março de 2010

Os terremotos mais mortais desde 1900

1º) Província de Tangshan (China) – 1976
Um tremor de magnitude 7,5 matou 255 mil pessoas.

2º) Sumatra (Indonésia) – 2004
Cerca de 230 mil pessoas morreram por causa das ondas geradas pelo terremoto de magnitude 9,1.

3º) Haiti – 2010
O recente abalo sísmico de magnitude 7,0 vitimou 222 mil pessoas.

4º) Província de Ningxia (China) – 1920
Estima-se que 200 mil chineses morreram por causa do tremor de magnitude 7,8.

5º) Kanto (Japão) – 1923
Essa região japonesa passou por um terremoto de magnitude 7,9 que matou 143 mil pessoas.

Fonte: Agência Geológica dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês)

www.bbcbrasil.com.br

Os terremotos mais fortes da história

1º) Valdívia (Chile) - 1960: terremoto de magnitude 9,5
O tremor do dia 22 de maio matou cerca de 2 mil pessoas, deixou 3 mil feridos e 2 milhões de desabrigados. O tsunami gerado pelo terremoto também causou estragos no Havaí, Japão, Filipinas e na costa oeste dos Estados Unidos.

2º) Alasca (EUA) - 1964: terremoto de magnitude 9,2
Em 27 de março daquele ano, um abalo sísmico fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas. Seu epicentro ocorreu na região de Prince William Sound, sul do Alasca.

3º) Sumatra (Indonésia) – 2004: terremoto de magnitude 9,1
Um tremor a 30 quilômetros de profundidade no oceano Índico, iniciado no dia 26 de dezembro a 160 quilômetros da costa oeste da ilha de Sumatra, Indonésia, causou o tsunami de 2004. Estima-se que 230 mil pessoas morreram em 14 países da região.

4º) Kamchatka (Rússia) – 1952: terremoto de magnitude 9,0
Em 4 de novembro de 1952, um abalo sísmico na península de Kamchatka, extremo oeste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.

5º) Arica (Chile/Peru) – 1868: terremoto de magnitude 9,0
Dois grandes terremotos abalaram a região de Arica, fronteira entre Peru e Chile, em 13 de agosto de 1868. Diversas cidades foram afetadas pelas ondas causadas pelo tremor, que vitimou cerca de 25 mil pessoas.

www.bbcbrasil.com.br

Cronologia: Os mais graves terremotos dos últimos anos

Nos últimos 20 anos, os terremotos fizeram centenas de milhares de mortos. Apesar das melhoras na tecnologia capaz de antecipar um tremor, o número de vítimas pouco mudou. Eis as maiores catástrofes recentes:

27 de fevereiro de 2010
Terremoto de magnitude 8,8 atinge a região central do Chile, a noroeste da segunda maior cidade do país, Concepción. Depois de 48 horas, o governo confirmou mais de 700 mortos.

12 de janeiro de 2010
Cerca de 230 mil pessoas morrem na cidade de Porto Príncipe e arredores, quando um tremor de magnitude 7 sacode a capital do Haiti.

30 de setembro de 2009
A ilha de Sumatra, na Indonésia, é atingida por um terremoto de 7,6 graus na escala Richter, originado a 50 km de sua costa, no Oceano Índico. Mais de mil pessoas morrem. A cidade costeira de Padang, no oeste da ilha, é a mais afetada.

30 de setembro de 2009
Horas antes do terremoto em Sumatra, outro tremor atinge o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, e o território de Samoa Americana, matando pelo menos cem pessoas.

21 de setembro de 2009
Um tremor de 6,1 graus no pequeno e remoto Reino do Butão, no Himalaia, mata pelo menos 11 pessoas.

2 de setembro de 2009
O sudoeste da ilha de Java, a principal da Indonésia, é alvo de um terremoto de 7,0 graus de magnitude, que deixa pelo menos 57 mortos.

6 de abril de 2009
Um terremoto de 6,3 graus atinge a cidade histórica de Áquila, no centro da Itália, e vilarejos vizinhos, matando pelo menos 207 pessoas e provocando danos em milhares de construções que datavam até do século 13.

29 de outubro de 2008
Até 300 pessoas morrem na província do Baluchistão, no Paquistão, depois de um terremoto de 6,4 graus. O epicentro foi a 70 km de Quetta.

12 de maio de 2008
Um terremoto atinge a província de Sichuan, no sudoeste da China. Apenas em um condado da província, até 87 mil pessoas morrem ou são dadas como desaparecidas. Outras 370 mil ficam feridas. O tremor chegou a 7,8 graus e começou na capital da província, Chengdu, no início da tarde.

15 de agosto de 2007
Pelo menos 519 pessoas morrem na província de Ica, na costa do Peru. O epicentro do abalo de 7,9 graus foi no fundo do Oceano Pacífico, a 145 km a sudeste de Lima.

17 de julho de 2006
Um terremoto de 7,7 graus com origem no mar provoca um tsunami que atinge a costa sul da ilha de Java, na Indonésia. Até 200 km de litoral são afetados, matando mais de 650 pessoas.

27 de maio de 2006
Mais de 5,7 mil pessoas morrem quando outro tremor de 6,2 graus atinge a ilha de Java, na Indonésia, destruindo a cidade de Yogyakarta e as regiões próximas.

8 de outubro de 2005
Um tremor de 7,6 graus atinge o norte do Paquistão e a região da Caxemira, matando mais de 73 mil pessoas e deixando milhões de desabrigados.

28 de março de 2005
Cerca de 1,3 mil pesssoas morrem após um abalo de 8,7 graus no mar, perto da costa da ilha de Nias, na Indonésia.

26 de dezembro de 2004
Um tremor de 9,2 graus no Oceano Índico gera um tsunami que atinge vários países da Ásia, matando pelo menos 230 mil pessoas.

26 de dezembro de 2003
Mais de 26 mil pessoas morrem após um terremoto no sul do Irã. A cidade histórica de Bam fica totalmente destruída.

21 de maio de 2003
A Argélia sofre seu pior terremoto em mais de duas décadas. Mais de 2 mil pessoas morrem e pelo menos 8 mil ficam feridas. O abalo é sentido do outro lado do mar Mediterrâneo, na Espanha.

31 de outubro de 2002
A Itália fica abalada com a perda de uma classe inteira de crianças, mortas na cidade de San Giuliano di Puglia, após um tremor que derruba a escola onde estudavam.

26 de janeiro de 2001
Um terremoto de 7,9 graus destróia boa parte do Estado de Gujarat, no noroeste da Índia, matando quase 20 mil pessoas e deixando mais de 1 milhão de desabrigados. Entre as cidades mais destruídas estão Bhuj e Ahmedabad.

12 de novembro de 1999
Cerca de 400 pessoas morrem depois que um tremor de 7,2 graus atinge Ducze, no noroeste da Turquia.

21 de setembro de 1999
Taiwan é atingida por um terremoto de 7,6 graus que mata quase 2,5 mil pessoas e provoca destruição em todas as cidades da ilha.

17 de agosto de 1999
Outro tremor, de 7,4 graus, atinge as cidades de Izmit e Istanbul, na Turquia, deixando mais de 17 mil mortos e outras dezenas de milhares de feridos.

30 de maio de 1998
Um tremor no norte do Afeganistão mata mais de 4 mil pessoas.

17 de janeiro de 1995
O terremoto Hyogo atinge a cidade de Kobe, no Japão, matando 6.420 pessoas.

30 de setembro de 1993
Cerca de 10 mil pessoas são mortas em um tremor que atinge o oeste e o sudeste da Índia.

21 de junho de 1990
Um tremor na província de Gilan, no norte do Irã, mata aproximadamente 40 mil pessoas.

www.bbcbrasil.com.br

domingo, 31 de janeiro de 2010

IIRSA

A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) foi criada com o objetivo da Integração Física entre certos países da América do Sul. Essa integração tem sido feita a partir de eixos viários, como o Mercosul-Chile, o Interoceânico Central, o Escudo das Guianas, o Amazônico e o Transoceânico. Há quem diga que essa integração está sendo feita de forma incorreta, pois todos esses eixos viários levam ao Oceano Pacífico, indicando que servirão para a exportação para a Ásia. É por isso que é usada a frase "Integrar para Entergar?", questionando se vale a pena integrar transporte entre os países Sul Americanos se isso terá como objetivo "entregar" nossas riquezas para a Ásia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Questões de Vestibulares

01. (Ufscar) O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:
I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobre pastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.
II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.
III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.
IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.
São corretas as seguintes afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I e IV.

02. (Unifap) A intensificação dos problemas de ordem ambiental despontou para o processo de mobilização em torno do meio ambiente, que foi divulgado e se consolidou através de estudos técnicos, da literatura científica e da realização de Conferências Internacionais.
Sobre essas Conferências é correto afirmar o que se segue.
(01) A primeira mobilização internacional em favor das questões ambientais ocorreu em Estocolmo, em 1972. Esse evento significou a tentativa mundial de equacionar, os problemas ambientais, chamando atenção à recusa dos Estados Unidos em assinar o Protocolo de Kyoto.
(02) Na Conferência de Estocolmo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Brasil pertencia ao grupo de países que defendia o crescimento econômico a qualquer custo e declarou a aceitação das indústrias altamente poluentes no país.
(04) No evento denominado Rio + 10, que ocorreu em Johannesburgo, os países participantes assinaram o Protocolo de Kyoto aderindo à nova ordem ambiental internacional da política do Crescimento Zero.
(08) Foi na Rio-92 que o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi amplamente divulgado, como um princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.

03. (Uneal) “O aquecimento global é estudado há 25 anos, mas pode-se dizer que 2006 foi o ano em que a humanidade tomou consciência de que a crise ambiental é real e seus efeitos imediatos. Até os
ecocéticos aceitam agora a idéia assustadora de que o tempo disponível para evitar a catástrofe global está perigosamente curto.”
(Revista VEJA, ed. 30/12/2006)
Sobre esse tema, é correto afirmar que:
1) o aquecimento global está acontecendo principalmente em decorrência de uma mudança da inclinação do eixo da Terra, com relação ao plano da eclíptica.
2) o uso intensivo dos hidrocarbonetos e a queima de florestas contribuem decisivamente para o aquecimento global referido.
3) o aumento do nível médio do mar, ou seja, de fenômenos eustáticos positivos, é um dos efeitos globais do aquecimento global.
4) a substituição da energia de termelétricas por energia nuclear poderá representar, em grandes cidades, uma diminuição significativa nas emissões de CO2.
Estão corretas:
a) 1 e 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4

04. (Inatel) Com o aumento do processo industrial e da queima de combustíveis fósseis surgem diversas alterações ambientais importantes, tanto em áreas de grande concentração urbana como no globo. Assinale a alternativa que relacione de forma INCORRETA os principais problemas ambientais da atualidade.
a) A descarga de compostos sulfurosos na atmosfera em função da atividade econômica acarreta a
formação das chuvas ácidas, modificando o pH das águas, arrasando a vegetação ao dificultar sua respiração e arrastando elementos essenciais à fertilidade do solo.
b) O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra 33ºC mais alta; porém, a emissão de vários gases pela atividade humana forma uma barrreira gasosa que retém grande parcela da energia irradiada, aumentando as médias globais.
c) A grande concentração de ozônio na estratosfera, entre 10 e 50 km de altitude, é um escudo natural para a vida na Terra. No entanto, o aumento da emissão de CO2 e metano tende a empurrar a camada de ozônio para a ionosfera, aumentando as médias térmicas do planeta.
d) As inversões térmicas são fenômenos naturais que, nas grandes cidades, onde há elevada concentração de materiais particulados no ar, causam vários danos à saúde. Consiste no posicionamento de uma camada de ar quente sobre uma camada de ar mais frio, impedindo a dispersão dos poluentes.
e) Nas metrópoles de regiões temperadas a poluição por fontes estacionárias é mais importante, pois há maior necessidade de aquecimento; já em regiões tropicais, as fontes móveis são os maiores agentes poluidores, em função dos diversos sistemas de transporte como ônibus, automóveis e caminhões.

05. (Ufvjm) A queima de combustíveis fósseis condiciona diversos fenômenos atmosféricos nocivos ao meio ambiente.
ASSINALE a alternativa que apresenta um fenômeno atmosférico que NÃO se origina da queima de combustíveis fósseis.
a) Chuva ácida.
b) Ilhas de calor.
c) Efeito estufa.
d) Camada de ozônio.

06. (Inatel) As atividades econômicas na região amazônica, particularmente a pecuária e o cultivo de soja, são responsáveis pela redução de enormes áreas de florestas. Que alternativa apresenta uma conseqüência irreversível decorrente da falta da floresta original?
a) Redução da biodiversidade, pois muitas espécies ainda desconhecidas desaparecerão.
b) Redução da vazão dos grandes rios da região devido ao acúmulo de madeira no seu curso.
c) Redução da erosão do solo graças ao aumento da produtividade agrícola da região.
d) Aumento do número de espécies na região, pois a pecuária e a soja atraem novos seres vivos para a área.
e) Aumento da intensidade das chuvas que caem na região, gerando grandes alagamentos.

07. (UNIFOR) Reflita sobre a ilustração.
A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração

a) demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global.
b) defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta.
c) critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente.
d) denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente.
e) concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.

08. (Ufpi) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa e aceleram o aquecimento global, atingindo assim todos os climas da Terra.
I. Os Estados Unidos da América e a China são os principais países emissores de gases de efeito estufa, devido ao grande volume de suas atividades econômicas.
II. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a aderir ao primeiro tratado citado propondo, durante a Rio 92, que um país possa comprar de outro parte da cota da emissão de gases-estufa.
III. Os acordos internacionais, apesar de polêmicos, não contrariam interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.
IV. Vários países do mundo aderiram ao Tratado de Kyoto, concordando em estabelecer metas para reduzir a emissão de gases estufa desde o início do século XXI.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV

09. (Urca) A ECO-92 vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate. Dela surgiu o conceito de “desenvolvimento sustentável”.
Assinale a opção correta:
a) “desenvolvimento sustentável” é a implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis;
b) “desenvolvimento sustentável” é a condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de
modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza;
c) “desenvolvimento sustentável” é a identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de
baixa renda em bairros da periferia;
d) “desenvolvimento sustentável” é a expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais;
e) “desenvolvimento sustentável” é a ação governamental destinada a promover o acesso às informações implantando o uso da informática em escolas capazes de preparar os alunos para o mercado de trabalho mais competitivo.

10. (Pucpr) Segundo o cientista da NASA, James Hansen, a temperatura da Terra alcançou nos últimos 30 anos uma rápida ascenção de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno esse que jamais havia ocorrido desde que acabou a última era glacial, há 12.000 anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa.
São conseqüências do fenômeno de aquecimento global:
I – Devastação das florestas e savanas.
II – Redução do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais.
III – Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones tanto no Atlântico Norte, como no Atlântico Sul.
IV – Redução da acidez das chuvas.
V – Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.
VI – Rebaixamento do nível dos oceanos e conseqüente expansão das áreas litorâneas.
VII – Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.
A resposta que apresenta apenas as conseqüências do fenômeno é:
a) II, III, V e VII, apenas.
b) I, II, III, IV, VI e VII.
c) I, III, IV e VI, apenas.
d) II, IV, VI e VII. apenas.
e) II, III e VI, apenas.

11. (Unesp) A natureza possui uma notável capacidade de regeneração, embora alguns ecossistemas sejam muito vulneráveis aos impactos ocasionados pelo ser humano e às variações ambientais.
Com relação a essa temática, governos e organizações não governamentais de muitos países direcionam seus estudos para os chamados Hotspots. Hotspots são
a) áreas tropicais preservadas e de grande diversidade biológica.
b) ecossistemas com grande biodiversidade, que correm perigo iminente de degradação.
c) áreas quentes e úmidas dos trópicos.
d) ecossistemas com grande fragmentação de seus territórios.
e) áreas muito próximas às “ilhas de calor” representadas pelas metrópoles.

12. (Ufscar) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Sobre esta questão, assinale a opção correta.
a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.
b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

13. (UESPI) Em face da crescente demanda, a água vem se tornando uma preocupação para os governos de diversos países do mundo. Com relação a esse tema, considere as afirmações a seguir.
1. Governos, em todas as esferas, devem estabelecer políticas e começar a realizar investimentos em infra-estrutura para a conservação da água.
2. A falta de acesso à água poderá constituir-se num grave problema, pois gerará fome, doenças, instabilidade política e até conflitos armados.
3. Nas áreas de terrenos cristalinos, como por exemplo, os granitos e os gnaisses, a infiltração das águas das chuvas é muito intensa, daí a existência do semi-árido no Nordeste brasileiro.
4. Na ausência de uma ação organizada para economizar água, a combinação mudança climática e crescimento populacional criará uma enorme escassez desse recurso natural.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 3
b) 2 e 4
c) 2 e 3
d) 3 e 4
e) 1, 2 e 4

14. (UNIFEI) À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer.
b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

15. (UESPI) O desenvolvimento industrial brasileiro, que teve início no final do século XIX, ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a conseqüente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o conseqüente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.

16. (Ufam) Durante o governo Médici, o Brasil assistiu a um vigoroso desenvolvimento que as manifestações ufanistas patrocinadas pelo governo batizaram de “milagre econômico”. A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) O sucesso das cifras econômicas deveu-se à criação do Plano de Metas, idealizado pelo então ministro Antonio Delfim Neto.
b) Enquanto o PIB subia a taxas em torno de 10% ao ano, ocorreu, paradoxalmente, um aumento da concentração de renda e da pobreza.
c) O “milagre” foi decorrência direta da transformação da economia brasileira, que então abandonava suas bases rurais e passava a se concentrar na produção urbano industrial.
d) A arrancada econômica foi fruto do abandono da indústria de base e da adoção de uma política de substituição de importações que tornou o Brasil menos dependente do mercado mundial.
e) Favorecido pela política de recuperação salarial da classe média posta em prática nos anos sessenta, o “milagre” chega ao fim com o arrocho salarial imposto pelo governo Geisel.

17. (Ufam) Os maiores centros industriais da região Nordeste são:
a) Recife, Maceió e São Luís.
b) João Pessoa, Maceió e Salvador.
c) São Luís, Natal e Teresina.
d) Fortaleza, Salvador e Recife.
e) Salvador, Fortaleza e João Pessoa.

18. (Unesp) As considerações a seguir dizem respeito à cidade localizada no mapa.
I. Seu pólo industrial é fruto de um Decreto-lei da época do regime militar, portanto, imposto à sociedade brasileira.
II. Suas empresas realizam operações básicas de montagem incorporando, gradativamente, componentes de fabricação nacional.
III. A produção industrial é altamente subsidiada.
IV. O regime tributário estabelece concorrência desleal com os produtores de outras regiões do país.
Assinale a alternativa correta.
a) Pólo Têxtil de Belém.
b) Distrito Industrial de Santarém.
c) Zona Franca de Manaus.
d) Pólo Siderúrgico de Porto Velho.
e) Zona Petroquímica de Palmas.

19. (Urca) Sobre Indústria e Processo de Industrialização do Brasil, assinale V para as afirmativas verdadeira e F para as afirmativas falsas e indique a opção correta:
( ) o grande dilema da economia brasileira hoje é como enfrentar de forma satisfatória a Terceira Revolução Industrial ou revolução técnico-científica.
( ) a concentração industrial em São Paulo é explicada pela soma de elementos indispensáveis para o processo de industrialização ocorrido no Brasil: o imigrante, o trabalho assalariado, o mercado consumidor, o café e os capitais disponíveis.
( ) no Brasil não há a prática do monopólio, pois é uma prática exclusiva dos países desenvolvidos da América do Norte, por exemplo os Estados Unidos.
( ) o crescimento industrial de algumas áreas do Brasil é fruto de incentivos variados como : terrenos baratos ou doados; isenção de alguns impostos durante um certo período; instalação de serviços de
infra-estrutura, etc.
( ) apesar das indústrias de transformação serem o tipo mais comum e característico de atividade industrial, não há nenhuma instalada em território brasileiro.
a) F; V; F; F; V;
b) V; F; V; V; F
c) V; V; F; V; F;
d) F; F; V; V; V
e) F; V; V; V; F.

20. (Ufpi) A energia nuclear oferece altos riscos ambientais e humanos, por isso recebe a crítica de ambientalistas e de pacifistas. No Brasil há um único complexo de usinas nucleares que se localiza:
a) em São Paulo.
b) em Minas Gerais.
c) no Rio de Janeiro.
d) no Rio Grande do Sul.
e) no Espírito Santo.

21. (Uea) Os biocombustíveis surgem hoje como uma solução para os problemas mundiais de energia. O caráter renovável da biomassa torna o seu uso uma alternativa para a ameaça de esgotamento das
jazidas de petróleo.
O aumento da produção de combustível com base na biomassa provoca o seguinte problema:
a) o aumento da emissão de gases de efeito estufa, o que agrava o aquecimento global.
b) a queda do preço do petróleo, o que contribui para o aumento do seu consumo.
c) a redução da oferta de alimentos, o que leva ao aumento dos seus preços no mercado mundial.
d) a mudança da estrutura fundiária, o que acarreta o fracionamento das unidades produtivas.
e) a desvalorização do fator trabalho na agricultura, o que agrava as questões sociais no campo.

22. (Falm) Recentemente o governo brasileiro anunciou que a Petrobrás achou uma grande quantidade de
petróleo a uma profundidade de 7 mil metros e a 180 km da costa brasileira. A referente área de prospecção localiza-se:
a) Na Bacia do Espírito Santo.
b) Na Bacia de Campos
c) Na Bacia de Camaçari-Ilhéus
d) Na Bacia Amazônica
e) Na Bacia de Santos

23. (Ufpi - específica) Sobre as fontes de energia geradas e utilizadas no Brasil:
1 ( ) O modelo atual de geração de energia brasileiro ainda tem base na hidroeletricidade, apesar do grande potencial para produção de energias eólica e solar.
2 ( ) O gás natural e o petróleo ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares entre as fontes de energia utilizadas no Brasil;
3 ( ) O Álcool e o Biodiesel são considerados fontes de energia que causam menores impactos ao Meio Ambiente do que o petróleo.
4 ( ) O álcool combustível passou a ser produzido no Brasil, em escala comercial, a partir do ano de 2000, através do programa conhecido como Proálcool.

24. (Fatec) Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.
I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções,
resultantes das metodologias utilizadas, é inegável l que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil
passou de forma intensa por esse processo.
II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região
Sudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.
III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades
globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços
especializados.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

25. (Facig) Sobre a urbanização brasileira, é incorreto afirmar.
a) O processo de urbanização brasileira apoiou-se essencialmente, no êxodo rural, ou seja, na
transferência de populações do meio rural para as cidades.
b) A violência urbana nas metrópoles brasileiras está relacionada a uma série de fatores sociais e
econômicos, como: o subemprego, o crescimento de favelas.
c) O processo de urbanização da população brasileira é uniforme. Os estados do país apresentam uma
urbanização de pouco contraste na distribuição da população rural e urbana.
d) A recente transformação do Brasil em sociedade urbana deixa para trás as estruturas econômicas e
os comportamentos reprodutivos típicos do meio rural.
e) A hierarquização do espaço brasileiro do ponto de vista urbano, apresenta grande concentração de
indústria e serviços na metrópole nacional, representada por São Paulo.

26. (Ufg) A polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana, em escala nacional. Nessa perspectiva, a concepção de metrópole regional abrange
a) extensas regiões, com influências que ultrapassam o limite estadual.
b) cidades menores e vilas dentro de um limite determinado pelo centro regional.
c) distritos, povoados, comunidades rurais e áreas vizinhas, no limite municipal.
d) todo o território nacional, direcionando a vida econômica e social.
e) centros regionais menores, com raio de ação inferior à esfera estadual.

27. (Ufla) Analise a letra da música abaixo.
Minha Alma (A paz que eu não quero)
A minha alma está armada
e apontada para a cara
do sossego
pois paz sem voz
não é paz é medo [...]
As grades do condomínio
são para trazer proteção
mas também trazem a dúvida
se não é você que está nessa prisão
me abrace e me dê um beijo
faça um filho comigo
mas não me deixe sentar
na poltrona no dia de domingo
procurando novas drogas
de aluguel nesse vídeo
coagido pela paz
que eu não quero
seguir admitindo
Assinale a alternativa que indica o problema central destacado na letra da música.
a) A formação da chamada cidade informal das regiões metropolitanas.
b) A falta de infra-estrutura básica nos subúrbios das metrópoles.
c) O aprofundamento da pobreza nas grandes cidades brasileiras.
d) A violência criminal que atormenta os moradores dos grandes centros urbanos.

28. (Mack) Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva abaixo.
No pós Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial alterou a localização das regiões fabris de São Paulo. A indústria ultrapassou os limites do município da capital, difundindo-se para as cidades vizinhas e acelerando o processo de:
a) polarização.
b) hierarquização.
c) globalização.
d) conurbação.
e) tecnopolização.

29. (Fatec) Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente.
Dentre as causas desse fato pode-se citar
a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades.
b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural.
c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas.
d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões.
e) o empenho de órgãos, como o IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.

30. (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos,
entre os quais podemos destacar:
a) Falta de infra-estrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra-estrutura e todas as formas de violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de infra-estrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O processo de globalização da economia

Globalização é o processo de constituição de uma economia-mundo através da integração dos mercados nacionais e do aprofundamento da divisão internacional do trabalho. Os agentes da globalização são os fluxos de mercadorias, capitais e informações que atravessam as fronteiras nacionais e criam um espaço mundial de transações.
No século XlX, a divisão internacional do trabalho refletia a força do intercâmbio de mercadorias e dos investimentos gerados pelo capitalismo industrial. No século XX, a emergência das empresas transnacionais correspondeu a um salto na integração dos mercados e a uma reorganização produtiva baseada na difusão da indústria para os países subdesenvolvidos. A centralização de capitais proporcionada pelas fusões entre transnacionais gera gigantes econômicos e capazes de atuar, efetivamente, em escala planetária.
A etapa atual da globalização fundamenta-se na redução generalizada das barreiras entre os mercados nacionais. O comércio internacional cresce a taxas mais rápidas que as do crescimento da produção, ampliando o peso do mercado externo na dinâmica das economias nacionais. Os fluxos de capitais - tanto de investimentos produtivos como de financeiros - experimentam uma expansão inédita e desenvolvem-se em velocidade espantosa. Os fluxos de informações, estruturados por redes públicas e privadas, criam espaços virtuais que ignoram as fronteiras políticas.
Ao mesmo tempo, emergem blocos econômicos supranacionais que, por meio de tratados diplomáticos ou pela própria dinâmica dos fluxos econômicos, facilitam a circulação de mercadorias e capitais e configuram mercados interiores. Essa tendência, de regionalização, manifesta-se com toda sua profundidade na União Européia, mas aprece, sob formas diferentes, na América e na macrorregião da Ásia-Pacífico.
As tendências de globalização e regionalização parecem contraditórias ou excludentes, mas na realidade se complementam. Os megablocos regionais oferecem às corporações transnacionais vastos mercados interiores unificados, ampliando a escala das atividades econômicas e facilitando a centralização de capitais. Desse modo, a regionalização funciona, em grande medida, como um patamar da globalização.

Rodrigo Bandeira

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

POR QUE OS ANARQUISTAS NÃO VOTAM

Tudo o que pode ser dito a respeito do sufrágio pode ser resumido em uma frase:
Votar significa abrir mão do próprio poder.
Eleger um senhor, ou muitos senhores, seja por longo ou curto prazo, significa entregar a uma outra pessoa a própria liberdade.
Chamado monarca absoluto, rei constitucional ou simplesmente primeiro ministro, o candidato que levamos ao trono, ao gabinete ou ao parlamento sempre será o nosso senhor. São pessoas que colocamos "acima" de todas as leis, já que são elas que as fazem, cabendo-lhes, nesta condição, a tarefa de verificar se estão sendo obedecidas.
Votar é uma idiotice.
É tão tolo quanto acreditar que os homens comuns como nós, sejam capazes, de uma hora para outra, num piscar de olhos, de adquirir todo o conhecimento e a compreensão a respeito de tudo. E é exatamente isso que acontece. As pessoas que elegemos são obrigadas a legislar a respeito de tudo o que se passa na face da terra: como uma caixa de fósforos deve ou não ser feita, ou mesmo se o país deve ou não guerrear; como melhorar a agricultura, ou qual deve ser a melhor maneira para matar alguns árabes ou negros. É muito provável que se acredite que a inteligência destas pessoas cresça na mesma proporção em que aumenta a variedade dos assuntos com os quais elas são obrigadas a tratar.
Porém, a história e a experiência mostram-nos o contrário.
O poder exerce uma influência enlouquecedora sobre quem o detém e os parlamentos só disseminam a infelicidade.
Nas assembléias acaba sempre prevalecendo a vontade daqueles que estão, moral e intelectualmente, abaixo da média.
Votar significa formar traidores, fomentar o pior tipo de deslealdade.
Certamente os eleitores acreditam na honestidade dos candidatos e isto perdura enquanto durar o fervor e a paixão pela disputa.
Todo dia tem seu amanhã. Da mesma forma que as condições se modificam, o homem também se modifica. Hoje seu candidato se curva à sua presença; amanhã ele o esnoba. Aquele que vivia pedindo votos, transforma-se em seu senhor.
Como pode um trabalhador, que você colocou na classe dirigente, ser o mesmo que era antes já que agora ele fala de igual para igual com os opressores? Repare na subserviência tão evidente em cada um deles depois que visitam um importante industrial, ou mesmo o Rei em sua ante-sala na corte!
A atmosfera do governo não é de harmonia, mas de corrupção. Se um de nós for enviado para um lugar tão sujo, não será surpreendente regressarmos em condições deploráveis.
Por isso, não abandone sua liberdade.
Não vote!
Em vez de incumbir os outros pela defesa de seus próprios interesses, decida-se. Em vez de tentar escolher mentores que guiem suas ações futuras, seja seu próprio condutor. E faça isso agora! Homens convictos não esperam muito por uma oportunidade.
Colocar nos ombros dos outros a responsabilidade pelas suas ações é covardia.
Não vote!

Elisee Reclus